segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Bangalô

"A peculiar caracterização do bangalô é a disposição de seu telhado, construído com quatro águas: duas menores e duas maiores. As duas menores em geral ficam na frente e nos fundos; enquanto as águas maiores descem para os lados. Esta disposição das águas do telhado exige seu esquadrejamento em quadrados.

O bangalô foi provavelmente introduzido em Itajaí no século XIX, como maneira moderna de construção das casas de moradia.

O bangalô, como se sabe, é originário da Índia, onde identificava a casa de campo, baixa, de um andar só, geralmente com grande varanda coberta. Foram os ingleses que o trouxeram para o Ocidente, anglicizando a denominação indiana para "bungalow".

Os bangalôs foram construídos em Itajaí por toda a cidade. Eram construções de alvenaria ou de madeira, com ou sem varandas. A opção pelo material da construção dependia do nível econômico do proprietário, pois sendo a madeira muito abundante e mais barata, até nas primeiras décadas deste século na cidade, era a preferida daqueles que não dispunham de grandes recursos financeiros.

A ilustração a que se refere este texto retrata um bangalô de madeira, casa térrea da Vila Operária, no começo da década de 1950, para residência de classe média. As madeiras utilizadas na construção civil eram a canela ou a peroba, mas se construía também com pinho."

Texto:Professor Edson D'Avila; Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:


Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

Nenhum comentário: