sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Hospital Santa Beatriz

Na estrada que dá acesso a Cabeçudas, no alto do morro de onde se perlustra uma das mais belas paisagens de Itajaí fora o local escolhido melhor e mais belo não haveria, no dizer do Dr. Menescal do Monte - para a construção do Hospital de Santa Beatriz, nome que homenageava a esposa do então presidente da Província de Santa Catarina, Francisco José da Rocha, cognominado Bacalhau.

A pedra fundamental fora lançada em 1886, quando era situação o Partido Liberal. Assumiu a função de "Mestre de Obras" o arquiteto Guilherme Muller e integravam a Comissão de Construção os chefes conservadores Nicolau Malburg (pai), Guilherme Asseburg e Luís Fortunato Mendes. Este últímo fora o orador, na solenidade de colocação da cumeeira.

Construído com o produto do imposto de 100 réis por dúzia de madeira exportada, o Hospital teve suas obras concluídas graças ao esforço do então Vereador Nicolau Malburg, sendo oficialmente inaugurado no dia 3 de janeiro de 1887.

Em fevereiro de 1917 num vapor do Norte, chegaram de São Paulo quatro irmãs de caridade italianas, contratadas como enfermeiras. Ao desembarque, foram recepcionadas pela Comissão do Hospital.

Neste mesmo ano em 25 de setembro, fora assinado por Caetano Costa, Arthur Costa, Carlos Wendhausen, Paulo Zimmermann e Procópio Gomes, do Congresso Representativo do Estado, o Decreto no 36, que concedia "a quantia necessária, até o máximo de treze contos de réis" para a construção de duas alas de acréscìmo ao edifício do Hospital.

As irmãs de caridade que administravam o Hospital também cuidavam da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, obra que se deveu à Sra. Elizabeth Malburg, e que passou a ser local aonde se faziam romarias em datas especiais celebradas pela Igreja!

Funcionando também como Maternidade, por ser o único nosocômio de Itajaí, integra a memória afetiva de muitas gerações.

Em 1962, ano em que me estabeleci nesta cidade, o Hospital de Santa Beatriz passou a funcionar como Sanatório Tisiológico. E, também assim, inestimáveis serviços prestou aos pacientes que ali se internavam. Foi desativado, quando a tuberculose, não só em Itajaí, mas no Brasil, passou a ser tratada ambulatoriamente.

Foi no Hospital de Santa Beatriz que muitos médicos, irmãzinhas de caridade e enfermeiras consagraram seus serviços ao povo de Itajaí. Tive o privilégío de ser um deles a circular pelas dependências hoje demolidas daquela casa que soube, com dignidade, atender à população deste município e das regiões vizinhas.

O Hospital de Santa Beatriz faz parte da história da saúde, religiosa e social de Itajaí.

Texto: Edison Vilela (Médico nascido em Florianópolis, presidente da ACAFE, reitor da UNIVALI); Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:

Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

3 comentários:

Anônimo disse...

Infelismente quase td ja foi demolido 😢

Anônimo disse...

Você sabe informar se sobrou alguma coisa em pé??

Anônimo disse...

Gostaria de ter mais informações, como era antigamente esse hospital? Se alguém souber de algo a mais, estou disposto a ouvir(ler), por quê não tem muito documentos e sites que falam sobre. Obrigado
@arthur_guilherme_1