segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Café Democrático

O prédio onde futuramente, viria a instalar-se o "Café Democrático" por iniciativa de Samuel Heusi Jr., em cuja homenagem há em Itajaí, uma rua com seu nome, foi construído nos idos de 1920, por Olympio Miranda Jr. pai de Guido Otávio Miranda.

javascript:void(0)
O local serviu primeiramente - conforme me noticiam os ilustres ex-Prefeitos Carlos de Paula Seára e Paulo Bauer - para abrigar uma tipografia de propriedade de Eugênio Currlin, genitor do Dr. Wilfredo Eugênio Currlin, advogado dos mais hábeis e inteligentes que nossa cidade já conheceu, ex-Professor da então incipiente Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí.

Em seguida, instalou-se no local uma farmácia de propriedade do Sr. Raul Heusi Silva, que cedeu lugar tempos depois, a uma amplo "café" cujos donos eram os Srs. Nelson Seara Heusi e José Gall.

Finalmente, o conhecido e lembrado "Café Democrático" iniciou suas atividades com o Sr. Samuel Heusi Jr., popular Zena, que, posteriormente o transferiu para o Sr. José Espíndola.

O Café Democrático localizado na "Rua da Praia", hoje Rua Lauro Muller, foi local dos mais atraentes para políticos, intelectuais e pessoas de destaque social. Verdadeiro ponto-de-encontro para longas e intermináveis conversas dominicais, principalmente após a missa e aos finais de tarde. Indispensáveis para quem quisesse pôr-se a par das novidades...

Funcionou até recentemente, mas sem mais as características de antigamente. Em fins de 93 deu lugar a uma farmácia que sem dúvidas, melhorou a aparência do lugar, quebrando porém o elo com um passado ainda lembrado com justificado saudosismo.

Texto: Antonio Carlos de Campos Silva (Advogado,jornalista e professor universitário. Ex-presidente da UESI - União Estudantes Secundários de Itajaí. Foi um dos baluartes na Campanha em favor da criação da Faculdade de Direito de Itajaí. Foi funcionário de carreira do Banco do Brasil, pelo qual se aposentou como chefe de seu Núcleo Jurídico. Ex-Diretor proprietário do "Jornal do Povo". Atualmente Diretor-Executivo da RCE TV Vale do Itajaí); Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:


Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

Nenhum comentário: