segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Casa Bonifácio Schmitt

"A casa de Bonifácio Schmitt e Rosa Pereira Schmitt foi construída na Rua Lauro Muller, em 1917 com aproximadamente 5OO m2, passando por uma reforma (aumento) em 1925.

O prédio tem além de dois andares, um porão e um sótão. Suas paredes são bastante largas com aprosimadamente 30 centímetros de espessura. Os azulejos dos banheiros (2 originais até hoje) e da copa são belgas e as louças inglesas.

A residência tem hoje 28 compartimentos, sua pintura original conservada no piso superior, com desenhos artísticos tendo motivos especiais para cada ambiente, flores nas salas, bonecos e brinquedos para os quartos das crianças que ficavam ao lado do quarto do casal, foram pintadas por Germano Scheffer.

Nela nasceram os quatro filhos do casal Schmitt, uma menina Léa Maria, e três meninos José Bonifácio, Julio Cesar e Paulo Afonso. Com a morte do patriarca em 1950 a casa foi dividida em duas residências independentes.

No piso superior, continuou morando Dona Rosinha e na parte térrea moraram Júlio (Duda) e Zulma Schmitt, que lá criaram seus 5 filhos.

Com o passar dos anos os hábitos se modificaram, o porão feito para servir de adega e guardar carnes frescas se transformou em sala de música (boate). Foram construídos mais 3 banheiros e uma grande cozinha mais confortável e condizente com a época atual.

O sistema de adução e de abastecimento de água (que era feito através de uma bomba, hoje, objeto de decoração do jardim), também foi modificado, para o conforto dos atuais moradores. Uma piscina foi cuidadosamente construída em seu quintal sem que se perdesse toda a beleza e aconchego da arquitetura antiga.

Hoje a casa tem novo número "210", mas continua pertencendo aos descendentes de Júlio César Schmitt (Duda)."

Texto: Angela Maria Schmitt da Silva (Comerciante, neta de Bonifácio e Rosinha, quarta filha de Duda e Zulma, viveu sua infância - muito feliz - e adolescência - tranqüila - nesta casa); Ilustração:

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:

Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

Nenhum comentário: