sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Edifício da Fiscalização dos Portos


"Antigo prédio da Fiscalização dos Portos de Itajaí, situado no final da Rua Pedro Ferreira, esquina da Rua Silva e de frente para o rio Itajaí-Açu onde passa a Avenida República Argentina, antes Rua São Francisco, foi construído na década de 30 para ali se instalar o Escritório e o Depósito de Materiais necessários às obras projetadas para o Porto de Itajaí.

De propriedade do Governo da União, faz parte dos bens imóveis do antigo Ministério de Viação e obras Públicas, Departamento Nacional de Portos e Navegação, sob a Chefia da Fiscalização dos Portos de Santa Catarina, com Escritório e Residência na cidade de Itajaí.

Foi ocupado para esta finalidade até 1967 quando as instalações foram transferidas para o novo prédio construído para funcionar a Administração do Porto.

É uma construção de tijolos coberta de telhas tipo francesa, com uma parte de sobrado e uma área murada que dá para uma pequena praça onde estão colocadas as instalações sanitárias, garagem e galpão de alvenaria para depósito e abrigo das embarcações quando em conserto.

Desde 1895, o Governo se interessa pela melhoria do canal de acesso ao porto natural da cidade de Itajaí, na foz do rio Itajaí-Açu, quando instalou a Comissão de Melhoramento. Em 1920, formou-se a Comissão de Estudos do Porto de Itajaí, sob a Chefia do Eng° Thiers de Lemos Fleming.

Consta, em Relatório do Porto que, em 1925, as obras de melhoramentos portuários em construção, tinham dois objetivos diferentes: dar à barra, uma profundidade compatível com as exigências da navegação de grande e pequena cabotagem e defender o perímetro urbano da eventualidade duma mudança brusca do curso das àguas por ocasião das cheias do rio Itajaí-Açu, o que poderia ter efeitos devastadores e mesmo calamitosos.

Em 1941 era Encarregado das Obras do Porto de ltajaí o Eng° Benjamim Lobo de Farias, que aqui permaneceu até 1976, já então Chefe da Residência da Junta Administrativa do Porto (JAPI). A Empreiteira contratada para as obras do porto foi a Cobrasil.O antigo prédio sofreu reparos em fins de 1943 e, em 1962, já se encontrava em mau estado de conservação.

Em fins dos anos setenta, a Comissão de Cultura do Município de Itajaí entrou em contato com a Administração do Porto para transformar este prédio em Museu do Porto, dentro do Projeto de Restauração, Tombamento e Preservação da História de Itajaí mas, até hoje, nada de concreto se realizou.

Em 1985, o prédio, abandonado, foi alugado para a Firma de Pescados Pinguim, que realizou modifcações internas sendo, entretanto, impedida de mudar o aspecto externo que se conserva preservado nas suas linhas originais ( Dados extraídos de relatórios da Fiscalização dos Portos)."

Texto: Marlene Dalva da Silva Rothbarth (Professora, formada em Pedagogia com especialização em Administração Escolar, Funcionária Efetiva do Estado na Área do Magistério atuando como Professora de 1° e 2° Graus, Diretora de Escola Básica, Inspetora Escolar e Chefe de Divisão da 13' UCRE de Itajaí, durante 31 anos de trabalho. Poi Professora de Psicologia Educacional e Medidas Educacionais na UNIVALI. Participou da Comissão Municipal de Cultura e é membro do Conselho Curador da Fundação Genésio Miranda Lins); Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:

Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

Nenhum comentário: