domingo, 19 de fevereiro de 2012

História do Navegay


O maior bloco de sujos do Sul do país sai nesta segunda-feira na cidade de Navegantes - SC. A festa promete ser de muita alegria e irreverência, com os foliões saindo na frente da praça do ferry-boat em direção à praia, a partir das 15h, embalados por trios elétricos, que terão bandas e DJs para animar a galera.

O Navegay iniciou em 1978, com um grupo de oito integrantes da família Souza, do bairro São Domingos. A turma queria se divertir na segunda-feira de Carnaval, e resolveram se fantasiar de mulher e sair pelas ruas da cidade.

Segundo Osair Souza, o primeiro nome do bloco foi “Banho de Dorotéia”, pois o grupo já fantasiado saiu em cima do caminhão de Norival Souza, com destino à praia central do Município. Ele explica uqe no ano seguinte, o Grupo que já ganhava alguns simpatizantes, era chamado apenas de “Bloco da Dorotéia”.

Foi no ano de 1980, ano em que a Escola de Samba Unidos de São Domingos foi fundada que o “Bloco da Dorotéia” ganhou mais força, quando muitos componentes da agremiação resolveram sair também no bloco dos sujos.

Nesta época, o nome do bloco havia se transformado em “Naveguei”, no sentido de navegar, pois o grupo, que já envolvia componentes de todo o Município, passou a atravessar o ferry-boat e desfilar pelas ruas de Itajaí.

Com o passar dos anos, as mulheres começaram a participar também e o bloco ficou conhecido como “Navegay”, devido às fantasias de sexo oposto que os integrantes usavam. A cada ano, mais pessoas começaram a participar do bloco, que passou a desfilar somente em Navegantes.

Trinta e quatro anos mais tarde, aquele que era um pequeno grupo de família, se transformou no maior bloco de sujos de toda a região, atraindo turistas do país inteiro.

Fonte: Jornal da Cidade – 18/2/2012

Começou o Navegafolia 2012

Beleza e glamour no Carnaval 2012 de Navegantes.

Começou em Navegantes (SC) a mais tradicional festa cultural do país. A folia toma conta da cidade entre os dias 17 e 21 de fevereiro. O Navegafolia 2012 promete contagiar a região com shows, trios, desfiles de rua e muita animação. Cerca de 150 mil pessoas são esperadas durante os cinco dias de festa.

A passarela oficial do Desfile dos Blocos foi montada e um cronômetro eletrônico foi colocado na avenida beira-mar que viu, na noite de ontem, as agremiações desfilando para a alegria dos cidadãos e turistas que lá se aglomeraram. A passarela conta ainda, com dói camarotes para os 14 jurados que vieram de Florianópolis para avaliarem os blocos, arquibancada coberta e telão.

A Prefeitura também se prepara para o Navegay, investindo forte na segurança e organização. Aproximadamente 20 barracas para alimentação foram montadas na praça da praia, a Polícia Militar estará fazendo a segurança com cavalaria, seis ambulâncias estarão de plantão em transversal da Rua João Sacavem e 48 banheiros químicos à disposição dos foliões.


A programação de carnaval abriu dia 17 (sexta-feira) com o “Enterro da Tristeza”, na praça do ferry-boat. No dia 18 ocorreu o Desfile Oficial dos Blocos Carnavalescos de Navegantes, na Avenida Beira-Mar e três deles estão concorrendo à disputa da melhor escola de samba de 2012. Os blocos entraram nessa ordem: Escola de Samba Unidos do Amanhã, Bloco d’Amizade, Bloco Estrelinha do Mar e Bloco Cara & Coragem.

O dia mais esperado do carnaval em Navegantes será na segunda-feira, 20. O tradicional Navegay pretende esse ano quebrar mais um recorde de público e atingir 80 mil pessoas na Avenida João Sacavem.


Fonte: Jornal da Cidade - 18/2/2012.