terça-feira, 19 de março de 2013

Carole Lombard

Carole Lombard (Jane Alice Peters), atriz, também chamada de "The Angel Profane" e "The Hoosier Tornado", nasceu em Fort Wayne, Indiana, EUA, em 6 de outubro de 1908, e faleceu em Table Rock Mountain, Nevada, EUA, em 16 de janeiro de 1942. Foi conhecida especialmente por seus papéis em comédias Screwball nos anos 1930.

Lombard fez sua estréia no cinema aos 12 anos de idade, depois de ter sido vista jogando beisebol na rua pelo diretor Allan Dwan, ele a colocou como uma moleca em "A Perfect Crime" (1921).

Na década de 1920, trabalhou em várias produções de baixo orçamento creditada como Jane Peters, e mais tarde como Carol Lombard. Sua amiga Miriam Cooper ajudou Lombard a conseguir pequenos papéis em filmes de seu marido Raoul Walsh.

Em 1925, ela foi contratada Fox Film Corporation. Ela também trabalhou para o Exchange Pathé e apareceu como uma das Mack Sennett's Bathing Beauties em 1928. Fez uma transição tranquila para filmes sonoros, começando com "High Voltage" (1929). Em 1930, ela ganhou um contrato com a Paramount Pictures, depois de ter sido dispensada pela Fox e Exchange Pathé.

Lombard conseguiu alguns pequenos sucessos no início dos anos 1930. Mas foi só em 1934 que sua carreira começou a decolar. Naquele ano, o diretor Howard Hawks encontrou Lombard em uma festa e ficou encantado com ela, pensando que ela seria perfeita para seu mais novo projeto. Ele a contratou para a Twentieth Century, junto com a lenda do teatro John Barrymore. Lombard primeiro ficou intimidada por Barrymore, mas rapidamente os dois desenvolveram um bom relacionamento de trabalho.

Também em 1934, ela estrelou "Bolero" (1934) com George Raft e foi por causa desse projeto que ela rejeitou o papel de Ellie Andrews em "Aconteceu Naquela Noite". Em 1935, ela estrelou "Hands Across the Table" de Mitchell Leisen, que ajudou a estabelecer sua reputação como uma atriz de comédia.

1936 foi um grande ano para Lombard com o sucesso da comédia "Screwball My Man Godfrey" ao lado de seu ex-marido William Powell, que se recusou a fazer o filme, a menos que Lombard estrelasse junto a ele. Seu desempenho rendeu a Lombard uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Seu filme seguinte foi "Nothing Sacred" em 1937, este é o único filme de Lombard em Technicolor e um sucesso comercial e de crítica, o filme também a consagrou como uma das atrizes mais bem pagas do ramo.

Após o fracasso de "Fools for Scandal", Lombard fez alguns filmes dramáticos. O público não respondeu bem a essa mudança, então ela acabou retornando à comédias, em parceria com o diretor Alfred Hitchcock em "Mr. & Mrs. Smith" (1941). O filme impulsionou a carreira de Lombard um e ela seguiu com sucesso com o que seria seu último filme, e um dos mais bem-sucedidos de sua carreira, "To Be or Not to Be" (1942).

Vida Pessoal

No início dos anos 30 Carole se casou com o sofisticado William Powell. Foi com ele que ela fez sua melhor cena, a memorável chuveirada de Irene - "A Teimosa" (My Man Godfrey ) este que lhe rendeu sua única indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 1936, mas acabou perdendo para Luise Rainer por seu papel em "Ziegfeld - O criador de estrelas", que coincidentemente também tinha William Powell como ator principal. Eles se divorciaram em 1933, mas continuaram bons amigos e trabalhando juntos.

Apaixonou-se então pelo cantor Russ Colombo, de quem ficou noiva, mas o relacionamento terminou tragicamente com a morte do cantor em 1934 (alvejado na cabeça por uma bala que disparou enquanto examinava uma arma).

Em 1936 envolveu-se com Clark Gable, que era casado na época, o romance foi mantido em sigilo até 1939 quando o ator se divorciou. No mesmo mês em que se divorciou, Gable e Lombard se casaram.

Sua trágica e curta vida terminou no dia 16 de janeiro de 1942 em Table Rock Mountain, Nevada nos Estados Unidos, quando ela fazia uma viagem aérea que objetivava a venda de bônus para auxílio às tropas norte americanas na Segunda Guerra Mundial. Essa viagem seria feita de trem mas, juntamente com sua mãe, optou pelo avião que ao levantar vôo e partir de Las Vegas, chocou-se com um pico montanhoso, levando à morte todos os ocupantes da aeronave.

Encontra-se sepultada no Forest Lawn Memorial Park (Glendale), Glendale, Los Angeles, nos Estados Unidos. Foi um grande abalo para Clark Gable que somente retirou-se, inconsolável, do local do acidente após perdidas as esperanças de resgatar alguém com vida. Ele está sepultado, junto com Carole, apesar de ter se casado novamente após a morte dela.

Com apenas 19 anos em "The Girl from Everywhere" (1927)

Filmografia


1942 - To Be or Not to Be (1942) (Ser Ou Não Ser)
1941 - Mr. & Mrs. Smith (1941) (Casal do Barulho)
1940 - They Knew What They Wanted (Não Cobiçarás a Mulher Alheia)
1940 - Vigil in the Night (Noites de Vigília)
1939 - In Name Only (Esposa Só no Nome)
1939 - Made for Each Other (Nascidos Para Casar)
1938 - Fools for Scandal
1937 - True Confession (Confissão de uma Mulher)
1937 - Nothing Sacred (Nada é Sagrado)
1937 - Swing High, Swing Low (Tudo Começou no Trópico)
1936 - My Man Godfrey (Irene, a Teimosa)
1936 - The Princess Comes Across
1936 - Love Before Breakfast (A Ceia das Donzelas)
1935 - Hands Across the Table (Corações Unidos)
1935 - Rumba (filme) (Rumba)
1934 - The Gay Bride
1934 - Lady by Choice
1934 - Now and Forever (filme) (Agora e Sempre)
1934 - Twentieth Century (filme) (Suprema Conquista)
1934 - We're Not Dressing (Cupido ao Leme)
1934 - Bolero (1934) (Bolero)
1933 - White Woman
1933 - Brief Moment
1933 - The Eagle and the Hawk (Os Dragões da Noite)
1933 - Supernatural (filme)
1933 - From Hell to Heaven
1932 - No Man of Her Own (Casar por Azar)
1932 - No More Orchids (Renúncia de Amor)
1932 - Virtue
1932 - Sinners in the Sun (Tú és a Única)
1932 - No One Man
1931 - I Take This Woman
1931 - Up Pops the Devil
1931 - Ladies' Man
1931 - Man of the World
1931 - It Pays to Advertise
1930 - Fast and Loose
1930 - Safety in Numbers
1930 - The Arizona Kid (Arizona Kid)
1929 - Dynamite (filme)
1929 - The Racketeer (O Gângster)
1929 - Big News
1929 - High Voltage
1929 - Don't Get Jealous
1929 - Matchmaking Mamma
1928 - Ned McCobb's Daughter
1928 - The Campus Carmen
1928 - Hubby's Weekend Trip
1928 - Show Folks
1928 - Me, Gangster (Despertar da Virtude)
1928 - Motorboat Mamas
1928 - The Campus Vamp
1928 - Power (filme)
1928 - Smith's Restaurant
1928 - His Unlucky Night
1928 - The Girl from Nowhere
1928 - The Divine Sinner
1928 - The Bicycle Flirt
1928 - The Swim Princess
1928 - The Best Man (1928)
1928 - Smith's Army Life
1928 - The Beach Club
1928 - Run, Girl, Run
1927 - The Girl from Everywhere
1927 - My Best Girl
1927 - Gold Digger of Weepah
1927 - Smith's Pony
1927 - The Fighting Eagle
1926 - The Johnstown Flood
1926 - The Road to Glory
1925 - Ben-Hur: A Tale of the Christ
1925 - The Plastic Age
1925 - Durand of the Bad Lands
1925 - Hearts and Spurs (Corações e Esporas)
1925 - Gold and the Girl
1925 - Marriage in Transit
1925 - Dick Turpin
1924 - Gold Heels
1921 - A Perfect Crime

Fonte: Wikipédia.

Veronica Lake

Veronica Lake (Constance Frances Marie Ockelman), atriz, nascida no Brooklyn, Nova Iorque, EUA, em 14 de Novembro de 1922 (em 1919, porém em sua autobiografia afirma ter sido em 1922), e falecida em Burlington, Vermont, EUA, em 7 de julho, 1973, foi famosa por seus papéis de mulher fatal em filmes noir com Alan Ladd durante os anos 40.

Mudou-se para Hollywood com a mãe e o padrasto em 1938 e conseguiu seu primeiro papel no cinema no ano seguinte, usando o nome Constance Keane.

Em 1941 passou a se chamar Veronica Lake e assinou contrato com a Paramount. Medindo pouco mais de 1m50, formou par romântico com o também baixinho Alan Ladd nos policiais Alma Torturada (1942), Capitulou Sorrindo (1942) e A Dália Azul (1946). Encarnou uma bruxa na comédia romântica Casei-me com uma Feiticeira (1942), dirigida por René Clair.

Fez diversos filmes de baixa qualidade e teve sua carreira praticamente encerrada em 1949. Voltou às telas em 1966, num filme de suspense. Sua última aparição no cinema aconteceu no medonho filme de horror Flesh Feast (1970), no qual vive uma cientista e assina como produtora executiva.

Veronica Lake viveu em Nova York e na Flórida antes de mudar-se para a Califórnia, onde estudou artes dramáticas na Bliss Hayden School of Acting, em Hollywood. A atriz trilhou uma carreira incerta em Hollywood devido ao alcoolismo e foi processada pela mãe, que exigiu na justiça parte do que ela ganhara com sua atuação, pela assistência prestada.

Faleceu em Burlington, Vermont, vítima de hepatite, aos 53 anos, em 7 de julho de 1973.

Veronica Lake / Paramount Pictures 1945



Filmografia

Flesh Feast (1970)
Footsteps in the Snow (1966)
Stronghold (1951)
O furacão da vida (1949)
Ama-me Esta Noite (1948)
The Sainted Sisters (1948)
Saigon (1948)
A Fúria Abrasadora (1947)
A Dália Azul (1946)
A Vida é uma Só (1946)
Agarro esta Loura (1945)
Do Outro Mundo (1945)
A Taverna de Duffy (1945)
Bring on the Girls (1945)
The Hour Before the Dawn (1944)
A Legião Branca (1943)
Casei-me com uma Feitiçeira (1942)
Capitulou Sorrindo (1942)
Alma Torturada (1942)
Contrastes Humanos (1941)
A Porta de Ouro (1941)
Revoada das Águias (1941)
40 Little Mothers (1940)
Young as You Feel (1940)
All Women Have Secrets (1939)
Dancing Co-Ed (1939)
The Wrong Room (1939)
Sorority House (1939)

Fontes: Wikipédia; Memorial da Fama.

Abraçar é saudável

Pesquisas já apontaram que o ato de abraçar pode trazer uma série de benefícios ao organismo, e até mesmo ajuda a controlar a pressão arterial. Isso porque aumenta a quantidade do hormônio ocitocina no sangue. Mas o efeito só ocorre quando o abraço é sincero e o ato foi desejado por quem abraça. Segundo pesquisa da Universidade de Viena, na Áustria, abraçar apenas por educação pode ter o efeito contrário. As informações são do site do jornal Daily Mail.

"O efeito positivo acontece se as pessoas confiam uma nas outras, se os sentimentos associados são mútuos e se outros sinais estão incluídos. Se as pessoas não se conhecem ou o abraço não é desejado por ambos, o efeito é perdido", afirmou o neurologista Jürgen Sandkühler ao jornal.

Quando abraçamos alguém, o hormônio ocitocina, produzido pela glândula pituitária, ajuda a baixar a pressão arterial, reduzir o estresse e a ansiedade e até pode melhorar a memória. A substância é associada à criação de laços entre os humanos, que permite o comportamento social e a aproximação de pais, crianças e entre o casal.

Pares que vivem em harmonia ou mães que estão amamentando possuem altos níveis do hormônio. Outro benefício apontado decorrente do ato de abraçar é de tornar a personalidade mais suave, pois deixa a pessoa mais empática ao longo do tempo.

Já quando o abraço não é desejado, o hormônio ocitocina não é liberado e os níveis de ansiedade aumentam. "Isso pode levar ao estresse porque o desejo de distância foi rompido e o corpo secreta cortisona, o hormônio do estresse", explica o especialista.

Portanto, o estudo conclui que abraçar traz benefícios, mas que muito mais do que a frequência no gesto, o que vale é a confiança entre as pessoas. De outra maneira, é entendido como ato que causa desconforto emocional. "Todos entendem esse efeito, por exemplo, quando alguém que não conhecemos se aproxima muito sem motivo aparente. Isso é percebido como desconcertante ou até mesmo ameaçador", disse.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias / Terra