terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mais um patrimônio "tombado"


Acredito que a maioria das autoridades de nosso Município não nasceu nesta incrível e bela Itajaí e nem se "lixam" para um patrimônio de qualquer cidade. Porque se fossem nativos daqui, talvez não teriam coragem de perpetrar tamanha barbárie. 


Um casarão lindo que abrigou vidas, Itajaí de outrora, romances, amor e 120 anos de anos nossa História papa-siri, não merece morrer pelas máquinas de nossa Prefeitura. Mais de 100 anos (120 anos) derrubados por esta máquina da foto. Parabéns ao Prefeito de Itajaí, da bela e Santa Catarina! 

E assim deflagraram nossos informativos locais:

"Um dos mais antigos casarões que resistia ao tempo em Itajaí foi ao chão na tarde de sexta-feira (23/11/2012). O que ainda restava da Casa Mello, na Rua Lauro Müller, foi demolido com autorização judicial.

O imóvel era tombado pelo patrimônio histórico municipal desde 2005, mas sofria com o abandono. Já em ruínas, teve o tombamento cancelado este ano pelo Conselho de Patrimônio da cidade.

A justiça chegou a cancelar a primeira tentativa de demolição, em maio. Agora, o ato foi embasado em um acordo firmado entre município e o Ministério Público, que prevê, em troca da demolição, o completo restauro do Palácio Marcos Konder, confecção de cartilhas educativas e elaboração de projeto de lei que proteja o patrimônio cultural, para evitar que a situação se repita.

No final da tarde desta sexta-feira, a Casa Mello ainda constava como parte do patrimônio histórico de Itajaí no site da Fundação Genésio Miranda Lins."

Fontes: O Sol Diário; Notícias do Dia.

Acquanetta

Acquanetta (Burnu Acquanetta), modelo e atriz americana, nasceu na cidade de Cheyenne, Wyoming, em 17 de julho de 1921, e faleceu em Ahwatukee, Arizona, em 16 de agosto de 2004.

Com o exótico nome de Burnu (significado "fogo flamejante, água profunda"), era descendente de indígenas e latinos. Sua peculiar beleza lhe deixou o apelido de "Vulcão venezuelano".

Rainha dos filmes B da época, como "Tarzan e a Mulher Leopardo", "Arabian Nights", "Jungle woman" e "Captive Wild Woman".

Acquanetta começou como modelo e se aposentou no início dos anos 50, após se casar e ter quatro filhos, acabou se divorciando nos anos 80.


Morreu em 16 de agosto de 2004, vítima do Mal de Alzheimer.


Filmografia

Com Johnny Weissmuller em Tarzan e
a Mulher Leopardo
(1946)
1942 - As Mil e Uma Noites
1943 - Rhythm of the Islands
1943 - Captive Wild Woman
1944 - Jungle Woman
1944 - Dead Man's Eyes
1946 - Tarzan e a Mulher Leopardo    
1951 - The Sword of Monte Cristo
1951 - Lost Continent    
1951 - Callaway Went Thataway
1953 - Dá-me Tua Mão
1990 - The Legend of Grizzly Adams

Fontes: www.epipoca.com.br; belasatrizesdomundo.blogspot.com; Wikipédia.

Papiro sugere que Jesus se casou

O papiro que traz a inscrição - Foto:
Karen L. King/Harvard/Divulgação.
Uma historiadora da Universidade de Harvard identificou um pedaço de papiro datado do século 4 que sugere que Jesus Cristo teria se casado. No fragmento, escrito no idioma copta, surgido do Egito antigo, há uma frase nunca vista nas Escrituras: “Jesus lhes disse: ‘Minha mulher...” A frase é interrompida neste ponto, mas, na linha de baixo, lê-se “...ela será capaz de ser minha discípula”.

“A tradição cristã sustentou por muito tempo que Jesus não era casado, mesmo sem provas históricas confiáveis para corroborar essa afirmação”, disse em nota a historiadora Karen King, que anunciou a descoberta num encontro de especialistas na cultura copta em Roma. Entretanto, Karen, de 58 anos, que já publicou vários livros sobre descobertas recentes relativas aos Evangelhos, lembra que “esse novo evangelho não prova que Jesus foi casado”.

A origem do fragmento é um mistério, assim como a identidade de seu proprietário, que preferiu o anonimato. Até ontem, a historiadora o havia mostrado apenas a um seleto grupo de especialistas em papirologia e na língua copta. Eles concluíram que a probabilidade de o fragmento ser falso é remota.
Mesmo com tantas questões pendentes, a descoberta pode reacender o debate em torno da polêmica: Jesus foi casado? Maria Madalena foi sua mulher? Ele teve uma mulher entre seus apóstolos? São perguntas feitas desde os primeiros séculos da Cristandade, mas que se tornam relevantes hoje com o debate em torno da possibilidade de mulheres assumirem funções de padres.

Ineditismo. Antes de partir para Roma, Karen recebeu em seu escritório, na quinta-feira, os jornais The New York Times, The Boston Globe e uma revista de Harvard. Apesar de reiterar que sua descoberta não prova que o Jesus histórico tenha sido casado, ela disse que o achado é “excitante” porque é a primeira declaração atribuída a Jesus ele diz que tinha uma mulher.

“Esse fragmento sugere que alguns dos primeiros cristãos tinham uma tradição na qual Jesus era casado”, diz ela. “Sabemos que existia uma controvérsia no século 2 sobre o casamento de Jesus, assim como um debate sobre se os cristãos deveriam se casar ou fazer sexo.”

Karen diz que ficou sabendo do que chama de “O Evangelho da Mulher de Jesus” quando recebeu, em 2010, um e-mail de um colecionador de papiros coptas, gregos e arábicos com um pedido de ajuda para traduzir o documento, O colecionador o comprou em 1997 de um professor de egiptologia alemão. Não se sabe onde, quando ou como o papiro foi descoberto originalmente.

Karen recebeu o fragmento de dezembro passado. Após três meses, ela o levou a Nova York para mostrá-lo a dois papirologistas, das renomadas Universidades de Nova York e Princeton. Eles concluíram que “é algo impossível de falsificar” e que o significado das palavras “minha mulher” não pode ser questionado. A idade do fragmento será confirmada por espectroscopia.

A pesquisa de Karen deve ser publicada em janeiro na revista Harvard Theological Review. Ariel Shisha-Halevy, um respeitado especialista em copta da Universidade Hebraica de Jerusalém, também consultado pela especialista, disse acreditar que “o texto é autêntico”.

Fontes: Estadão / NYT e REUTERS.