quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Noel gigante de BC



Eis o nosso Papai-Noel gigante de Balneário Camboriú, se apresentando pela segunda vez na cidade mais famosa do Atlântico Sul. Na verdade, antes dele, houve um outro (também gigantesco) que foi destruído por um incêndio misterioso em 2010.

Mas, vamos analisá-lo olhando bem as fotos: não parece uma mistura de Jô Soares com algum Santa Klaus do mal, estrela principal de um filme-de-terror de segunda? Vi criançinhas apavoradas com essa figura! eheheheh... Realmente, de gosto duvidoso, competindo com o Cristo-Luz que todas as noites fica azul, roxo, branco, amarelo e vermelho (essa última cor deve ser de vergonha, quando há muito pecado na cidade-luz do sul).




A mais antiga mensagem engarrafada



Enquanto pescava perto das Ilhas Shetland (Escócia) no último dia 12 de abril, Skipper Andrew Leaper apanhou uma garrafa em sua rede. Poluição? Nada disso: era uma mensagem escrita em 1914, confirmada recentemente pelo livro de recordes Guiness Book como a mais antiga já encontrada em uma garrafa. Ela passou 97 anos e 309 dias à deriva.

“Quando puxei as redes de volta, eu vi a boca de uma garrafa saindo por ela e a peguei rápido, antes que caísse de volta no mar”, contou Leaper, em depoimento dado no final de agosto.

A mensagem encontrada não era de um náufrago pedindo por socorro. Na verdade, ela fazia parte de um experimento científico feito em 1914 pelo Conselho de Pescaria da Escócia. Naquele ano, eles lançaram ao mar 1.890 garrafas para mapear as correntes marítimas em torno do país. Dentro de cada uma delas, havia um documento pedindo para que quem encontrasse a garrafa anotasse no papel sua data e localização e o encaminhasse de volta ao diretor do Conselho, em troca de uma pequena recompensa. Até hoje, foram encontradas apenas 315 dessas mensagens.

Em 2006, pescadores que usavam o mesmo barco que Leaper encontraram uma das garrafas, considerada até então a mais antiga. “É como ganhar duas vezes na loteria”, comparou Leaper. Os arredores das Ilhas Shetland são um local de pesca muito popular, o que tornou ainda mais improvável que o mesmo barco “encontrasse” dois objetos raros.

Esperar 97 anos para entregar uma mensagem… E você aí, reclamando que seu SMS levou horas para chegar.

Fonte: LiveScience