sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

A existência de Jesus é levada à tribunal

Luigi Cascioli, um ateu, diz que a Igreja católica está enganando as pessoas há 2.000 anos com a fábula de que Jesus existiu e acusou o padre Enrico Righi de violar duas leis ao transmitir a notícia. Cascioli entrou com uma ação criminal contra Righi, seu antigo colega de escola, em 2002 depois que o reverendo escreveu num boletim da paróquia que Jesus verdadeiramente existiu, e que nasceu do casal Maria e José em Belém, e que viveu em Nazaré.

O ateu alega que a afirmação de Righi viola duas leis: a chamada "abuso de crença popular" na qual alguém engana fraudulentamente as pessoas; e "personificação", quando alguém obtém ganhos atribuindo um falso nome a alguém. Para Cascioli, a Igreja tem tido ganhos financeiros por "personificar" como Jesus um homem com o nome de João de Gamala, filho de Judas de Gamala.

Ele disse que não acredita que obterá sucesso numa Itália de imensa maioria católica, mas que está apenas dando um passo necessário para levar o caso à Corte Européia dos Direitos Humanos, onde pretende acusar a Igreja de "racismo religioso" (deu agora no Estadão - últimas notícias).

Origens de alguns vocábulos - Parte 01

Confira as origens de alguns vocábulos da Língua Portuguêsa:

Adidas - O criador da marca chamava-se Adolf Dassler. O apelido de Adolfo é Adis, que ele juntou com a 1.ª sílaba de seu sobrenome.

Araruta - Conta-se que os estivadores do cais, ao descarregarem sacos da farinha, ouviam o nome inglês arrow root (raiz de arco), que lhes soava como "araruta", que acabou prevalecendo.

Arranca-rabo - Uma prova de valentia, nas brigas, era arrancar o rabo do cavalo do inimigo.

Babaca - Uma variante de boboca.

Baderna - Baderna vem do nome da bailarina italiana Marietta Baderna. Ela contribuia financeiramente com os revoltosos italianos do séc. XIX que lutavam pela unificação e contra a ocupação do Norte da Itália pela Áustria.

Biquíni - O criador das duas peças, o francês Louis Réard, usou o nome da minúscula ilha do Pacífico.

Boicote - Boicote (origem do verbo boicotar) vem de Charles Cunningham Boycott, homem intratável com quem os irlandeses se recusaram a fazer qualquer tipo de transação?

Brechó - Na boca do povo, o nome do criador deste tipo de loja, senhor Belchior, ficou assim transformado.

Camarada - O soldado que partilhava a câmara (= quarto) com o outro.

Candidato - Vem de cândido (= sem mancha), porque os candidatos tinham que apresentar uma vida imaculada.

Canibal - Vem de caribe (= selvagem), acrescentado do sufixo -al. Quem leu a carta de Colombo confundiu a letra “r” com a letra “n”.

Caratê - Cara (= vazia) + tê (= mão).

Carrasco - Vem do nome do mais famoso torturador de Lisboa: Sebastião Nunes Carrasco.

Catupiry - Queijo mole criado na estância hidromineral, para geriátricos de Lambari, em Minas Gerais.

Chiqueiro - Lugar de "chicos" ("porcos", para os portugueses).

Chope - Do alemão "schoppen” (= caneca).

Contrabando - Vem do italiano, em que "bando" significa "decreto" (= contra o decreto).

Contradança - Origina-se da expressão inglesa country-dance (dança rural).

Forró - Embora autores considerem-na forma reduzida de "forrobodó" (baile popular, confusão), outros atribuem sua origem à pronúncia inglesa "for all", designação de antigos bailes populares promovidos por empresários estrangeiros no Nordeste do Brasil.

Os meses - Janeiro: em homenagem a Janus, o deus que guarda as portas, no caso, a porta de um novo ano. Fevereiro: em homenagem a februa, uma festa de expiação dos pecados. Março: em homenagem a Marte, o deus da guerra para os romanos antigos. Abril: em homenagem a Afrodite, deusa da mitologia clássica. Maio: em homenagem a Maia, deusa da primavera. Junho: em homenagem a Juno, protetora das mulheres. Julho: em homenagem a Júlio , Imperador romano. Agosto: em homenagem a Augusto, também Imperador. Setembro: como o ano começava em março, este era o 7º mês. Outubro: 8º mês. Novembro: 9º mês. Dezembro: 10º mês.

Porca - Porca (parceira do parafuso). Tendo a oportunidade de morar em sítio e presenciar uma cópula de porcos pode-se verificar que o pênis do porco é muito parecido com um parafuso. Conta-se que essa é a razão pela qual chamamos de porca a peça na qual se atarracha o parafuso.

Presidente e presídio - Ironia das ironias - são palavras com origem comum. Presidente vem do latim praesidere, formado por prae (antes) e sidere (sentar-se, estabelecer-se). Praesidere por sua vez originou praesidiu, a força encarregada de proteger uma fortaleza. Mais adiante praesidiu passou a designar a própria fortaleza e, por extensão, cárcere. Que um candidato, ao almejar a primeira das palavras de raiz comum, não venha a acabar merecedor da segunda.

Fontes: Zarinha Centro de Cultura ; Você sabia? História da Língua Portuguesa; Casa da Mãe Joana, A (Reinaldo Pimenta) - Ed. Campus, Jornal dos Amigos; Por trás das Letras.

Frases do ano de 2005

"Não me considere o chefe, considere-me apenas um colega de trabalho que tem sempre razão" (Galvão Bueno).

"Malandro é o pato, que já nasce com os dedos colados para não usar aliança" ( Zeca Pagodinho).

"Se um dia, a vida lhe der as costas... Passe a mão no traseiro dela" (Paulo César Pereio).

"Os psiquiatras dizem que: uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental... Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, o retardado é você"(Antônio Palocci).

"Se homossexualismo fosse normal... Deus teria criado Adão e Ivo" (Gilberto Braga).

"Todo mundo tem cliente. Só traficante e analista de sistemas é que tem usuário" ( Bill Gates).

"Seja legal com seus filhos. São eles que vão escolher seu asilo" (Itamar Franco).

"Antigamente o homossexualismo era proibido no Brasil. Depois, passou a ser tolerado. Hoje é aceito como coisa normal... Eu vou-me embora, antes que se torne obrigatório" (Arnaldo Jabor).

"Passar a esposa ou o esposo pra trás é fácil, o difícil é passar adiante" (Eduardo Suplicy).

"O que te engorda não é o que você come entre Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e o Natal" (Solange Couto).

"Se o horário oficial é o de Brasília, por que a gente tem que trabalhar na segunda e na sexta?" (Dorival Caymmi).

"O homem é um ser tão dependente que até pra ser enganado pela mulher precisa da ajuda dela. Pra ser viúvo também" (Príncipe Charles).

"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra em cima" (Dercy Gonçalves).

"Cabelo ruim é igual a bandido... Ou ta preso ou ta armado" (Ronaldinho Gaúcho).

"Preguiçoso é o dono da sauna, que vive do suor dos outros" (Roberto Justus).

"Político honesto é aquele que ainda não foi flagrado com a boca na botija" (Odilon M. Fonseca).