sábado, 29 de junho de 2013

Ferro em Ferros

Sim, companheiros: ferro em Ferros! Aqui essa a notícia, retirada do jornal tal qual foi publicada: "As moças da cidade de Ferros (MG), situada no coração de uma das zonas mais ricas de minério de Minas Gerais, iniciaram uma greve: a greve do flerte, que consiste em não aceitar como namorados, no período de férias, os rapazes que as trocam, durante o ano letivo, pelas estudantes que vêm de fora.

A greve das moças de Ferros (cidade atualmente com 20 mil habitantes) consiste em não aceitar convites para festas, cinemas ou passeios no jardim (fora o mais importante, naturalmente; e, naturalmente, o parêntesis é por nossa conta), em represália ao fato de os rapazes da localidade trocarem-nas sistematicamente, de abril a novembro, pela moças que se matriculam na Escola Normal da cidade."

Taí no que dá os ferristas (ou será ferrenhos, ou mesmo ferreiros, Osvaldo? Verifica aí) gostarem de novidades. Podiam maneirar com as mocinhas locais. Mas não: chegam as normalistas, mocinhas de fora e — portanto — mais propensas à confraternização, e eles aderem, deixando as beldades locais no frigorífico, até as férias. Agora as ferristas, sem a concorrência das condescendentes rivais, endureceram o jogo, feridas que estão no seu amor-próprio pelo desprezo que dura todo o ano letivo.

Resultado: os rapazes de Ferros vão ficar numa abstinência bárbara de mulher: de janeiro a março. Três meses sem mulher, companheiros. Será que eles aguentam  Se fosse conosco estávamos mais jururu que um galo de terreiro olhando o cercado das frangas.

Mas foi bem-feito. Quem mandou ferirem o amor-próprio das moças de Ferros? Vocês desculpem, sim? Mas era inevitável.

Está na cara que Primo Altamirando, quando leu a notícia no jornal, trocadilhou inexorável: "Quem em Ferros fere, em Ferros será ferido."

_________________________________________________________________________
Fonte: Tia Zulmira e Eu - Stanislaw Ponte Preta - 6.ª edição - Ilustrado por Jaguar - EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA S.A.