sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Capacitação no mercado de trabalho

Ser capacitado no mercado de trabalho ainda não é tudo.

Por mais que se passe pelos bancos escolares ainda o que se aprende fica aquém da realidade competitiva. Há muitos acadêmicos que chegam ao quarto período de uma faculdade e ainda não sabem muito bem o que estão fazendo ali, será falta de vocação, vontade ou maturidade?

Se forma o profissional com esforço, dedicação, leitura, criticidade, etc.

Na academia tem aqueles que vivem na “fiúza” dos outros e vão seguindo a maré, serão os futuros “profissionais” que com certeza vão rotular toda uma profissão, uma classe!

Estes profissionais que engordam as estimativas de mortes, doenças, catástrofes, etc. Ahhhhh... temos também aqueles que compram suas monografias, artigos, que apenas reproduzem, é a tal cultura do ctrl+v, ctrl+c.

A criatividade anda aonde? A reprodução bom dia!

A integridade onde você está? A desonestidade como vai?

Quer pagar quanto? Essa é o filosofia das universidades. Aonde as taxas de justificativa de faltas e segunda chamada de provas são cobradas, e pasmem até para falar 15 minutos com o reitor é pago!

Acadêmicos escolhem a faculdade dos sonhos dos pais ou para ganhar o valor simbólico de estar na universidade. Há preconceito e desigualdade social até entre os cursos como se segue:

-Que faculdade que você faz?
-medicina
-Oi, como vai, vamos tomar algo?
-Que faculdade você faz?
-pedagogia
-tchau, minha amiga está me chamando agora!

Leiam, leiam, livro retirado na biblioteca não serve para desfilar como objeto de “status”. Escrevam, escrevam, tirem da universidade o quanto puderem do conhecimento e vivencia de alguns acadêmicos e professores e lembrem que a universidade só dá o básico e o conhecimento anda de mão dada com a educação, política e principalmente com a ação.

Fonte: artigo publicado por um estudante, acadêmico, da Univali.

Avenida Atlântica - Meio da praia

Av. Atlântica, parte central
Av. Atlântica, parte central da praia - Balneário Camboriú - Novembro/2007