sábado, 18 de agosto de 2012

Camboriú do Morro do Careca

Balneário Camboriú, sua ilha e a praia do Buraco vistos do Morro do Careca - 13/08/2012



A gripe e os exercícios físicos

É verdade que os exercícios reforçam a imunidade e previnem gripes e resfriados, tão comuns no tempo seco. Mas, se a doença já pegou você, nem sempre a melhor coisa é ir para a academia.

Veja o que defendem os especialistas do American College of Sports Medicine, principal instituição americana de medicina esportiva.

Pode

· Fazer 30 minutos de atividades moderadas em dias alternados se os sintomas são amenos e se resumem a dor de cabeça, nariz escorrendo ou tosse.

· Voltar à ginástica quando estiver quase boa. "As endorfinas liberadas pelo exercício têm efeito analgésico e relaxante muscular, por isso ajudam a aliviar sintomas leves", explica o infectologista Artur Timerman, de São Paulo.

· Ficar na cama se a dor se espalhar além da cabeça. Ou seja, se tiver febre, infecção nas vias respiratórias (nariz, laringe, faringe, pulmões), febre e dores no corpo, descanse.

Não pode

· Malhar até transpirar, o que não vai expulsar vírus e bactérias e curá-la. "Forçar o corpo além do limite pode agravar sua condição, que está sensível", avisa o médico.

· Retomar os treinos logo depois de sair de uma gripe forte. O ideal é esperar pelo menos duas semanas e voltar aos poucos. "Escutar o corpo é a melhor coisa. Se você se sentir mal na aula, pare na hora", aconselha Timerman.

Fonte: Boa Forma/ M de Mulher

Benefícios da semente de linhaça

Atualmente ouve-se falar muito sobre os benefícios da semente de linhaça. Não por menos, a amiga da alimentação saudável é rica em fibras, portanto, melhora o trabalho do trânsito intestinal, além de possuir propriedades funcionais em sua composição.

De origem asiática é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais e vitaminas.

Por isso, amplamente indicada por médicos e nutricionistas para atuar na prevenção do câncer de mama e na prevenção dos sintomas da menopausa.

Os benefícios da semente não param por aí. Estudos também comprovam eficácia na prevenção de doenças cardiovasculares, na renovação celular, além de atuarem no sistema imunológico.

Mas muitas pessoas têm dúvidas na hora de incluir a semente nas preparações do dia a dia. No cardápio, vai bem em bolos, tortas, sopas ou, ainda, em frutas, iogurtes, vitaminas etc. Uma sugestão bem prática e saborosa é utilizar a linhaça para empanar o salmão antes de assá-lo.

Fonte: Vila Mulher