sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Origens de alguns vocábulos - Parte 01

Confira as origens de alguns vocábulos da Língua Portuguêsa:

Adidas - O criador da marca chamava-se Adolf Dassler. O apelido de Adolfo é Adis, que ele juntou com a 1.ª sílaba de seu sobrenome.

Araruta - Conta-se que os estivadores do cais, ao descarregarem sacos da farinha, ouviam o nome inglês arrow root (raiz de arco), que lhes soava como "araruta", que acabou prevalecendo.

Arranca-rabo - Uma prova de valentia, nas brigas, era arrancar o rabo do cavalo do inimigo.

Babaca - Uma variante de boboca.

Baderna - Baderna vem do nome da bailarina italiana Marietta Baderna. Ela contribuia financeiramente com os revoltosos italianos do séc. XIX que lutavam pela unificação e contra a ocupação do Norte da Itália pela Áustria.

Biquíni - O criador das duas peças, o francês Louis Réard, usou o nome da minúscula ilha do Pacífico.

Boicote - Boicote (origem do verbo boicotar) vem de Charles Cunningham Boycott, homem intratável com quem os irlandeses se recusaram a fazer qualquer tipo de transação?

Brechó - Na boca do povo, o nome do criador deste tipo de loja, senhor Belchior, ficou assim transformado.

Camarada - O soldado que partilhava a câmara (= quarto) com o outro.

Candidato - Vem de cândido (= sem mancha), porque os candidatos tinham que apresentar uma vida imaculada.

Canibal - Vem de caribe (= selvagem), acrescentado do sufixo -al. Quem leu a carta de Colombo confundiu a letra “r” com a letra “n”.

Caratê - Cara (= vazia) + tê (= mão).

Carrasco - Vem do nome do mais famoso torturador de Lisboa: Sebastião Nunes Carrasco.

Catupiry - Queijo mole criado na estância hidromineral, para geriátricos de Lambari, em Minas Gerais.

Chiqueiro - Lugar de "chicos" ("porcos", para os portugueses).

Chope - Do alemão "schoppen” (= caneca).

Contrabando - Vem do italiano, em que "bando" significa "decreto" (= contra o decreto).

Contradança - Origina-se da expressão inglesa country-dance (dança rural).

Forró - Embora autores considerem-na forma reduzida de "forrobodó" (baile popular, confusão), outros atribuem sua origem à pronúncia inglesa "for all", designação de antigos bailes populares promovidos por empresários estrangeiros no Nordeste do Brasil.

Os meses - Janeiro: em homenagem a Janus, o deus que guarda as portas, no caso, a porta de um novo ano. Fevereiro: em homenagem a februa, uma festa de expiação dos pecados. Março: em homenagem a Marte, o deus da guerra para os romanos antigos. Abril: em homenagem a Afrodite, deusa da mitologia clássica. Maio: em homenagem a Maia, deusa da primavera. Junho: em homenagem a Juno, protetora das mulheres. Julho: em homenagem a Júlio , Imperador romano. Agosto: em homenagem a Augusto, também Imperador. Setembro: como o ano começava em março, este era o 7º mês. Outubro: 8º mês. Novembro: 9º mês. Dezembro: 10º mês.

Porca - Porca (parceira do parafuso). Tendo a oportunidade de morar em sítio e presenciar uma cópula de porcos pode-se verificar que o pênis do porco é muito parecido com um parafuso. Conta-se que essa é a razão pela qual chamamos de porca a peça na qual se atarracha o parafuso.

Presidente e presídio - Ironia das ironias - são palavras com origem comum. Presidente vem do latim praesidere, formado por prae (antes) e sidere (sentar-se, estabelecer-se). Praesidere por sua vez originou praesidiu, a força encarregada de proteger uma fortaleza. Mais adiante praesidiu passou a designar a própria fortaleza e, por extensão, cárcere. Que um candidato, ao almejar a primeira das palavras de raiz comum, não venha a acabar merecedor da segunda.

Fontes: Zarinha Centro de Cultura ; Você sabia? História da Língua Portuguesa; Casa da Mãe Joana, A (Reinaldo Pimenta) - Ed. Campus, Jornal dos Amigos; Por trás das Letras.

Nenhum comentário: