terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mais um patrimônio "tombado"


Acredito que a maioria das autoridades de nosso Município não nasceu nesta incrível e bela Itajaí e nem se "lixam" para um patrimônio de qualquer cidade. Porque se fossem nativos daqui, talvez não teriam coragem de perpetrar tamanha barbárie. 


Um casarão lindo que abrigou vidas, Itajaí de outrora, romances, amor e 120 anos de anos nossa História papa-siri, não merece morrer pelas máquinas de nossa Prefeitura. Mais de 100 anos (120 anos) derrubados por esta máquina da foto. Parabéns ao Prefeito de Itajaí, da bela e Santa Catarina! 

E assim deflagraram nossos informativos locais:

"Um dos mais antigos casarões que resistia ao tempo em Itajaí foi ao chão na tarde de sexta-feira (23/11/2012). O que ainda restava da Casa Mello, na Rua Lauro Müller, foi demolido com autorização judicial.

O imóvel era tombado pelo patrimônio histórico municipal desde 2005, mas sofria com o abandono. Já em ruínas, teve o tombamento cancelado este ano pelo Conselho de Patrimônio da cidade.

A justiça chegou a cancelar a primeira tentativa de demolição, em maio. Agora, o ato foi embasado em um acordo firmado entre município e o Ministério Público, que prevê, em troca da demolição, o completo restauro do Palácio Marcos Konder, confecção de cartilhas educativas e elaboração de projeto de lei que proteja o patrimônio cultural, para evitar que a situação se repita.

No final da tarde desta sexta-feira, a Casa Mello ainda constava como parte do patrimônio histórico de Itajaí no site da Fundação Genésio Miranda Lins."

Fontes: O Sol Diário; Notícias do Dia.

Nenhum comentário: