segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Casa das Irmãs da Imaculada Conceição

"Situada na esquina da Rua Cônego Tomás Fontes com a Rua Silva, foi construída em 1918 pelo comerciante Ângelo Rodi, destinando uma parte para residência da familía e outra para o exercício do seu comércio de secos e molhados. Aliás, a localização da casa de comércio não poderia ser a melhor: no entroncamento das ruas que se dirigiam a Barra do Rio, passagem obrigatória de muitos viajantes.

A construção sólida de esquina, térrea, tinha porém um amplo sótão arejado, na frente, por bela mansarda de beiral rendilhado. As portas e janelas em arco pleno se completam com bandeiras de vidro e vidraças em forma de guilhotinas.

As platibandas escondiam partes do telhado com lambriquins e terminavam decoradas com vasos decorativos; tudo de cimento fundido.

Em 1939, Ângelo Rodi vendeu a casa para as Irmãs da Divina Providência, então conhecidas
como "Irmãs alemãs", que dirigiam o Colégio Paroquial São José, para que ali fixassem sua residência na cidade.

Mas os antagonismos decorrentes da 2a. Guerra Mundial levaram as "Irmãs alemãs" a deixar Itajaí e a residêncía foi vendida em 1941 às Irmãzinhas da Imaculada Conceição, novas proprietárias do Colégio São José.

Foi nesta casa que em 1965 tiveram início as aulas das Faculdades de Filosofia e Direito, núcleos da atual Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI.

Vale referir, neste meio tempo, que a família Rodi recomprou o imóvel para logo em seguida, revendê-lo às Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Elas optam por demolir a antiga casa, construindo em seu lugar o Moderno Jardim de Infância, inaugurado a 18 de março de 1977."

Texto: Valdir João Silva (Advogado. Ex-funcionário do Banco Inco. Foi presidente da UESI - União dos Estudantes Secundários de Itajaí. Participou do movimento em prol da construção das Faculdades de Itajaí); Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:

Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

2 comentários:

Santa Beatriz da Silva disse...

Bom dia!
Caro Senhor: gostaria de saber se esta cas das Irmãzinhas da Imaculada conceição eram da Ordem da Imaculada Conceição fundada por Santa Beatriz da Silva.
Estou em dívida porque as Irmãs da Ordem sa Imaculada conceição são de clausura, mas... podiam em tempos ter tido um colégio.
Muito grata, dou-lhe os parabéns pelo seu blog e pelo interesse em edificios antigos e com história.
Os meus cumprimentos

Anísia disse...

boa noite parabenizo pelo trabalho de todas as irmãzinhas da imaculada conceição Anísia Acauã-PI