segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores

"A primeira associação de trabalhadores portuários de Itajaí foi a "Sociedade Beneficente 15 de Novembro", fundada em 1906. Com o passar dos anos, deveres e direitos dos trabalhadores de terra (terrestreiros) e de bordo (estivadores) diferenciaram seus anseios.

Por isso, em 5 de março de 1922 os trabalhadores de bordo fundaram a "União Beneficente dos Estivadores de Itajaí" denominação depois alterada para Sociedade Beneficente dos Estivadores de Itajaí", sucedida pelo atual sindicato.

Além da defesa dos interesses trabalhistas dos estivadores, a Sociedade logo sentiu necessidade de fundar também uma Caixa Beneficente, como associação de auxílio mútuo, visto inexistir então qualquer entidade governamental que garantisse a previdência social dos trabalhadores do porto.

A Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores de Itajaí assumiu esta responsabilidade, edificou sede própria na segunda metade da década de 1920 e, no final dos anos 30, construiu a "Vila dos Estivadores", na rua Pereira Neto, com casas de madeira sorteadas entre seus associados.

Quanto ao prédio da Caixa, era um sobrado de alvenaria, coberto de telhas francesas, com portas e janelas retas. A fachada tinha no primeiro andar, ladeada por janelas, uma porta que dava para a sacada de ferro batido. Neste andar ficava o grande salão de assembléias, enquanto no andar térreo ficavam as salas administrativas, depósito e dependências do zelador.

Em 1946, numa polêmica decisão da assembléia de associados, a sede própria foi vendida à firma Samarco, demolindo-se o belo edifício da avenida Eugênio Müller."

Texto: Dr. Rosni Ferreira (Professor da UNIVALI de Direito do Trabalho e Previdência Social. Procurador Geral do Município de Itajaí. Autor de diversas obras sobre Previdência Social); Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:

Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

Nenhum comentário: