sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Igreja do Santíssimo Sacramento

A paisagem de Itajaí é dominada por um edifício de perspectiva gótica, arcos românicos e seis torres. As frontais atingem a 50 metros de altura. Os 700 mil tijolos, artisticamente organizados numa área de 30m de largura por 60m de comprimento, formam o corpo do templo católico - a matriz do Santíssimo Sacramento situado no terreno que abrigava o Cemitério Municipal que foi desativado e o espaço urbanizado com a construção da Matriz e a Praça Irineu Bornhausen.

Seu interior abriga um tesouro. Estrelas e capitéis folheados a ouro da Itália, e sobre estes, figuras de anjos que sustentam tochas acesas. No campanário, sinos alemães fundidos em aço. Cinquenta e cinco vitrais formam três séries de janelas, com os temas: "os 6 mistérios centrais da fé cristã"; "os 7 sacramentos"; "as 8 belaventuranças".

Do presbitério vê-se, sobre a entrada do Templo, a majestosa Rosácea, vitral em forma de Hóstia, donde raios de luz jorram. Em 6 altares de márnore, dezenas de pinturas e esculturas sacras, e centenas por todo o interior.

No teto de estuque, os italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli puseram suas marcas mágicas. Ao centro, Locatelli representou Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e sobre os dois altares, as figuras dos Corações de Jesus e de Maria, à esquerda e à direita, respectivamcnte.

Emílio Sessa reproduziu, ao redor da obra de Locatelli, os símbolos dos 49 títulos atribuídos à Virgem Maria, na ladainha de Nossa Senhora, e suas inscrições latinas. Sobre o púlpito, a obra de Teichmann, em madeira, um Moisés descendo 0 Monte Sinai, com as tábuas da lei.

Há quatro capelas laterais com vitrais, que recordam a devoção ali invocada. Quem contempla esta rica e bela obra, precisa saber que se sonhava com ela, desde 1914. Mas, o vigário que a começaria, fugiu, acusado de espionagem - era a 1a. Guerra Mundial. Foi o Pe. José Locks que encomendou o projeto final a Simão Gramlich, um arquiteto autodidata alemão, residente em Blumenau e iniciou a obra em 11 de fevereiro de 1941.

Os mestres da obra foram Manoel Dono Morgado, espanhol e Félix Reichert. A obra pára nas sapatas. Não há recursos. Vende-se o Colégio São José. Há dinheiro, mas não há material - é a 2a. Guerra Mundial. O Pe. Locks, perseguido, foge e é acusado de roubo. Retorna e se defende.

A benção do primeiro tijolo é dada em 15 de novenlbro de 1942, por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, que não gostara do projeto. Foi padrinho, Aldo Petrelli.

De 1944 a 1947 a obra foi desacelerada por falta de dinheiro. Em 1948 Monsenhor Vendelino Hubold a reacelera. O mestre Morgado é demitido. Assume Honório Borinelli, sob protesto de Gramlich e acresce-se ao projeto a pirâmide existente entre as torres frontais.

A obra, orçada em 600 contos de réis e que custou 30 mil contos de réis, foi inaugurada por Monsenhor Vendelino, em 15 de novembro de 1955, depois de 15 anos de trabalho e de um sonho de quase meio século."

Texto: José Ângelo Rebelo (Engenheiro Agrônomo, pela UFSC, Master Science em Fitotecnia/Fitopatologia com trabalhos publicados nestas áreas. Pesquisador da EPAGRI S/A e secretário da Confederação Latino-Americana de Horticultura. Nascido em Camboriú, SC); Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:

Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

Nenhum comentário: