A paisagem de Itajaí é dominada por um edifício de perspectiva gótica, arcos românicos e seis torres. As frontais atingem a 50 metros de altura. Os 700 mil tijolos, artisticamente organizados numa área de 30m de largura por 60m de comprimento, formam o corpo do templo católico - a matriz do Santíssimo Sacramento situado no terreno que abrigava o Cemitério Municipal que foi desativado e o espaço urbanizado com a construção da Matriz e a Praça Irineu Bornhausen.
Seu interior abriga um tesouro. Estrelas e capitéis folheados a ouro da Itália, e sobre estes, figuras de anjos que sustentam tochas acesas. No campanário, sinos alemães fundidos em aço. Cinquenta e cinco vitrais formam três séries de janelas, com os temas: "os 6 mistérios centrais da fé cristã"; "os 7 sacramentos"; "as 8 belaventuranças".
Do presbitério vê-se, sobre a entrada do Templo, a majestosa Rosácea, vitral em forma de Hóstia, donde raios de luz jorram. Em 6 altares de márnore, dezenas de pinturas e esculturas sacras, e centenas por todo o interior.
No teto de estuque, os italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli puseram suas marcas mágicas. Ao centro, Locatelli representou Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e sobre os dois altares, as figuras dos Corações de Jesus e de Maria, à esquerda e à direita, respectivamcnte.
Emílio Sessa reproduziu, ao redor da obra de Locatelli, os símbolos dos 49 títulos atribuídos à Virgem Maria, na ladainha de Nossa Senhora, e suas inscrições latinas. Sobre o púlpito, a obra de Teichmann, em madeira, um Moisés descendo 0 Monte Sinai, com as tábuas da lei.
Há quatro capelas laterais com vitrais, que recordam a devoção ali invocada. Quem contempla esta rica e bela obra, precisa saber que se sonhava com ela, desde 1914. Mas, o vigário que a começaria, fugiu, acusado de espionagem - era a 1a. Guerra Mundial. Foi o Pe. José Locks que encomendou o projeto final a Simão Gramlich, um arquiteto autodidata alemão, residente em Blumenau e iniciou a obra em 11 de fevereiro de 1941.
Os mestres da obra foram Manoel Dono Morgado, espanhol e Félix Reichert. A obra pára nas sapatas. Não há recursos. Vende-se o Colégio São José. Há dinheiro, mas não há material - é a 2a. Guerra Mundial. O Pe. Locks, perseguido, foge e é acusado de roubo. Retorna e se defende.
A benção do primeiro tijolo é dada em 15 de novenlbro de 1942, por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, que não gostara do projeto. Foi padrinho, Aldo Petrelli.
De 1944 a 1947 a obra foi desacelerada por falta de dinheiro. Em 1948 Monsenhor Vendelino Hubold a reacelera. O mestre Morgado é demitido. Assume Honório Borinelli, sob protesto de Gramlich e acresce-se ao projeto a pirâmide existente entre as torres frontais.
A obra, orçada em 600 contos de réis e que custou 30 mil contos de réis, foi inaugurada por Monsenhor Vendelino, em 15 de novembro de 1955, depois de 15 anos de trabalho e de um sonho de quase meio século."
Texto: José Ângelo Rebelo (Engenheiro Agrônomo, pela UFSC, Master Science em Fitotecnia/Fitopatologia com trabalhos publicados nestas áreas. Pesquisador da EPAGRI S/A e secretário da Confederação Latino-Americana de Horticultura. Nascido em Camboriú, SC); Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva
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