sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Grupo Escolar Victor Meirelles

"Em 1911, foi criado, em Santa Catarina, um novo tipo de escola, já então existente no Estado de São Paulo: O Grupo Escolar, cujo prédio, dividido em "Secção Masculina" e "Secção Feminina", congregava diversas classes de alunos, cada qual com o seu professor responsável, sob a supervisão de um diretor.

Esse tipo de escola vinha substituir a tradicional escola primária, onde não havia seriação de ensino, e um mesmo professor, o "Mestre Único", ensinava todos os alunos. As vantagens inovadoras do Grupo Escolar eram intensamente analisadas pelos educadores da época: divisão de trabalho, seriação do ensino, economia de instalações.

Foi sob a égide dessa modernização, no Governo do Cel. Vidal de Oliveira Ramos, que se inaugurou o Grupo Escolar Victor Meirelles, no dia 04 de dezembro de 1913. O mobiliário, como para as demais escolas dessa natureza, veio dos Estados Unidos e de São Paulo. Havia um pequeno gabinete de Física e de Química, um Museu Escolar e um piano para as aulas de canto. Naquela década, pregava-se a reforma do ensino, principalmente com o método intuitivo da Escola Modelo dirigida por Miss Marcia Browne.

E houve, aí, a era da lousa, do caderno de linguagem, de caligrafia, os quadriculados cadernos de matemática, cujos exercícios eram feitos à caneta molhada no tinteiro, sempre protegida pelo famoso mata-borrão.

Nas festas cívicas, no pátio interno, ataviadas de verde-amarelo e das bandeiras que se hasteavam sob a emoção dos uniformes azul e branco, ouviam-se entusiásticas declamações quc interpretavam a sensibilidade dos nossos ecritores!

Mais tarde, ao Grupo Escolar fora anexado o Curso Complementar - dois anos a mais depois do curso primário - onde se estudava alemão, francês, extensos pontos de história, geografia, ciências... desenho artístico!

Daí saíam os professores para as escolas isoladas, e recursos humanos quc assumiam funções na vida de Itajaí. Substituiu o Curso Complementar o Normal Regional, mais especificamente voltado à formação para o magistério. Excelentes serviços sócioeducacionais prestou este Estabelecimento de Ensino na formação de tantas gerações! Itajaí muito lhe deve! Da lousa à Seleta em Prosa e Verso, correspondeu aos propósitos da educação catarinense.

Situado à Rua Hercílio Luz, centro da cidade, hoje abriga a Casa da Cultura Dide Brandão inaugurada em 1982."

Texto: Rosa de Lourdes Vieira Silva (Nascida em Itajaí - Professora de curso primário, ginásio e 2° grau, Administradora do Ensino na Região da AMFRI - Atualmente, professora da UNIVALI. Escritora); Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:

Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

Nenhum comentário: