sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Igreja Luterana

"A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Itajaí foi fundada em 12 de julho de 1870, por um pequeno grupo de imigrantes alemães, tendo por fínalidade primordial a construção de um cemitério próprio para os evangélicos de Itajaí. Nesta comissão fígurava um homem ainda hoje lembrado e homenageado por todos os itajaienses: Samuel Heusi.

Não só guiou a comunidade por 37 anos, como se tornou também um dos maiores cidadãos de Itajaí. lgualmente faziam parte da referida comissão fundadora dois cidadãos que mal haviam retornado da guerra do Paraguai, onde como voluntários, haviam defendido sua nova pátria adotiva, ou seja, o nosso Brasil. Eram os Srs. Hermann Willerding e Karl Hugo Praun.

A primeira diretoria era constituída pelos Srs. Samuel Heusi, Wilhelm Muller e F. Ramelov. A comunidade imediatamente adquiriu pela importância de 200 mil réis arrecadados por uma subscrição voluntária do Sr. Manuel Máximo, um terreno de 10 braças de frente por 30 braças de fundos, ao lado do cemitério católico já existente, à Rua Brusque onde atualmente está instalada a TELESC.

Sendo este cemitério sagrado em outubro de 1871 pelo pastor Sandresky, somente 20 anos após a fundação da Comunidade, no dia 8 de maio de 1891 a nova diretoria composta pelo Srs. Hermann Willerding Presidente, Friedrich Specht e Wilhelm Muller, assinou um contrato para construção dos alicerces da Igreja, com o Sr. Wilhelm Muller, pelo preço de 194 mil réis, inclusive a pedra e a cal.

A comissão construtora era composta pelos Srs. Hermann Willerding, Samuel Heusi, Karl Agge, Julius Galle e Friederich Specht. No dia 18 de maio de 1891 foi lançada a pedra fundamental.

A inauguração da igreja se deu a 26 de outubro de 1894, graças ao trabalho e à colaboração dos evangélicos de Itajaí, já que até então a Comunidade se reunia ou promovia cultos nas residências de seus membros (Não há registro do custo total da obra).

Local da Construção: No terreno adquirido em parte pela própria comunidade e outra recebida em doação do irmão na fé, Sr. Karl Agge e localizado à Rua. João Pessoa, hoje Cônego Tomaz Fontes, esquina da Rua Guarani, hoje Dr. José Bonifácio Malburg.

A igreja foi construída mais aos fundos do terreno, mais precisamente atrás da nova e atual. Defronte à antiga igreja foram plantadas alas de palmeiras australianas pelo Sr. Otto Witti. Atualmente existem seis palmeiras das que foram plantadas.

Estilo, metragem e materiais de construçao: O estilo era românico-clássico, com uma metragem de 8 metros de frente por 12 de fundos, com a altura aproximada de 13 metros encimada por uma cruz de ferro. Foi construída com pedras, tijolos grandes, areia, barro e cal, sendo as portas e janelas de madeira de canela e o telhado coberto coM telhas de barro.

No ano de 1928 a igreja foi totalmente reformada e pintada pelo então presidente Sr. Alfredo Eicke. No ano de 1965 foi demolida."

Texto: Elias Felippe Krieger; Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:

Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

Nenhum comentário: