sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Hotel Brazil

Localizado na Rua da Praia, como era chamada de início, que passou a denominar-se Rua Conde D'Eu e finalmente Rua Lauro Müller, depois de passar por vários proprietários e mudar de nomes, hoje temos o Hotel Rota do Mar.

Hotel Brazil, inaugurado em 1897, confonne consta nas lembranças das fotos deixadas por Eugênio Curlim.

De início, foi administrado por Alexius Reiser, pai do falecido Felipe Reiser que o transmitiu a Pedro Burghardt e passou a ser administrado pela Cia.Malburg por muitos anos.

No início do século, consta que no local se faziam grandes negócios e durante a Primeira Guerra Mundial era o ponto onde se buscavam as informações sobre os acontecimentos beligerantes que massacravam o Continente Europeu, pois as famílias, que de lá procederam, iam receber as correspondências trazidas pelos emissários que faziam o elo de comunicação entre Itajaí e além mar.

Esse cenário se repetiu na Segunda Guerra Mundial, com o agravante de que o Brasil também tomou parte nas lutas, enviando tropas, os chamados Expedicionários, os "pracinhas", soldados brasileiros que partiam em nome da Pátria para defender a soberania nacional em terras estranhas.

O Hotel Brazil, se torna assim o "ponto de encontro" das pessoas da cidade que buscavam notícias sobre o desenrolar dos fatos, pois, dos soldados que partiram para a guerra vários eram filhos de Itajaí.

O Hotel Brazil era o referencial da grandeza, do orgulho, era o "ponto de encontro" dos homens de negócios, hoje os chamados executivos, que ali se alojavam e discutiam a vida de Itajaí nos seus diferentes aspectos. Parada obrigatória das pessoas ilustres que passavam por Itajaí. Bandeiras sempre hasteadas significando a pujança do ambiente.

Parede dobrada, prédio forte, construído em estilo República, de inspiração romântica e neoclássica vigente no final do século XIX e que caracterizava a burguesia urbana brasileira. Construído com eiras e beiras, o chamado sobrado república demonstrava o poder da elite, em ambiente requintado com sacadas de ferro trabalhado. Com grandes janelas, pé direito alto, proporcionava um ambiente bem arejado - típico do clima tropical brasileiro.

Texto: Benedito Galatto (Professor da UNIVALI. Formado em Pedagogia e Filosofia. Mestrado em Sociologia da Educação); Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:

Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

Nenhum comentário: