segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Casa Cesário

"Este prédio foi construído em 1947, na Praça da Bandeira, n° 28, em Itajaí-SC, defronte a Igreja Matriz do SS. Sacramento, para servir como residência do casal José Cesário Pereira Netto, Clara Maria Emmendoerfer Pereira e sua numerosa prole (geraram e criaram 16 filhos).

Trabalharam na construção, a família Morgado, a mesma que construiu a Igreja Matriz, e o sr. Alois Emmendoerfer, encarregado da obra e dos serviços de carpintaria.Era uma construção bastante moderna para a época, erigida sobre alicerces de pedra com um metro de largura, assentada sobre plataforma de areia firme. As paredes eram de tijolos maciços (conhecidos hoje, como Robertão) e mediam tijolo e meio de largura.

A casa possuia seis quartos, um dos quais, o de hóspedes, também conhecido como "quarto dos padres", pois ali se hospedavam os padres missionários, que vinham pregar as "santas missões" na paróquia e outros, como o Padre Moser, (precursor do Pe. Baron) envolvido com a instalação do Colégio Salesiano em Itajaí.

Também Monsenhor Pascoal Librelotto, na época Deputado Federal, que da varanda da casa, num dia de grande comício lotou a praça em frente, fundou o PDC (Partido Democrata Cristão) em Itajaí.

Nos demais quartos, além do quarto do casal, que sempre mantinha um berço a espera de mais um filho, ficavam os 10 filhos (oito homens e duas mulheres), que foram criados neste prédio, antes de ser ocupado pela SIES (Sociedade Itajaiense de Ensino Superior) onde foram ministradas aulas das Faculdades de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí, e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Vale do Itajaí.

Infelizmente, este prédio grandioso, robusto e belo, de saudosas e gratas lembranças, foi demolido para dar lugar àquelas pequenas lojas ali construídas, sem gosto, sem beleza e sem memória."

Texto: Adalberto Cesário Pereira (Advogado militante na Comarca, formado pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí, filho mais veiho do casal José Cesário Pereira Netto/Clara Maria Emmendoerfer Pereira e viveu sua infância e juventude no prédio descrito); Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:

Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

Nenhum comentário: