segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Casa Alberto Werner

"A caminho de Brusque, a seis quilômetros da cidade de Itajaí, na localidade Carvalho, estava a conhecida Casa Alberto Werner. Era construída reunindo seis chalés, dois pavimentos, arcos em madeira, emoldurando o beirado no alto. Na parte frontal haviam três portas e na lateral direita duas, com pequenas molduras de madeira, em relevo. Duas portas frontais e uma lateral, serviam para a entrada do compartimento ocupado no comércio varejista ( secos/ molhados / louças / armarinhos).

Sua construção deu-se no ano de 1923. A pintura externa era simples combinando rosa claro com amarelo, também claro, portas em marrom, janelas brancas. Seu interior era bastante original: o teto, na sala de visitas, era pintado em toda sua extensão, um caramanchão com trepadeiras horizontalmente, logo abaixo do teto, eram ramalhetes de rosas e, verticalmente, de espaço em espaço, rosas dispersas em cores suaves. No corredor, entrando pela porta da frente, na altura de um metro, pintura em marrom claro e fundo claro, assim como veios de madeira ao fundo, à esquerda, mais espaçosa, a sala de jantar, com pintura de cachos de uva. Foi habitável até 1983 sendo demolida em 1992.

O proprietário, Alberto Pedro Werner, nasceu em 27/01/1870, foi casado com Ambrosina Leite e tiveram 14 filhos (8 homens e 6 mulheres). Iniciou sua vida como condutor de tropas de gado, juntamente com o comércio. Possuía uma pequena fazenda com criação de gado e uma olaria, que muito contribuiu na construção de residências na cidade de Itajaí, principalmente na Vila Operária, cujo início deu-se graças a criação de uma cooperativa sendo um dos membros fundadores e contribuinte com áreas de terra. Hoje neste local, existe, uma das ruas com seu nome.

Era um apaixonado por animais, principalmente cavalos. Foi um dos fundadores da Sociedade Hípica do Vale do Itajaí. Participava de corridas, e, a área que circundava sua propriedade, nos finais de semana, era ocupada por encontros de outros apaixonados pelo mesmo esporte, servindo a mesma para troca, compra e venda de cavalos.

Descende de uma família pioneira na colonização da bacia do Itajaí-Mirim. Sua participação na política só ocorreu por volta do ano de 1929, ocasião da campanha da Aliança Liberal, cuja causa abraçou com entusiasmo. Em 02/01/1932 tomou posse como Prefeito Municipal, cargo para o qual fora nomeado pelo então Interventor Federal em Santa Catarina.

Sua trajetória pela Prefeitura foi breve, pois em 02/05/1933 deixou o cargo, devido às muitas reviravoltas na política local. Não realizou grandes empreendimentos, mesmo porque eram escassos os recursos do erário naquela época. Pode sim, pôr à mostra todos os seus reconhecidos dotes de honestidade, tão engrandecidos por seus conterrâneos. Faleceu em 01/12/1939."

Texto: Adolphina Werner Cunha; Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:

Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

Nenhum comentário: