sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Colégio São José

"O Colégio São José foi iniciado em 1912 com uma Escola onde funcionava: Jardim de Infância, Curso Primário e Escola Normal Primária. Mais tarde - esta última se transformou em Curso Complementar - era um Colégio Paroquial, pertencente à Mitra Diocesana e dirigido pelas Irmãs da Divina Providência.

Durante a 2a. Guerra Mundial, as Irmãs da Divina Providência, que lecionavam no Colégio Paroquial chamado "São José" tiveram que se retirar, pois eram chamadas "Irmãs Alemãs" e cederam o Colégio para o batalhão.

"O velho casarão amarelo, em estilo germânico, foi transformado num dos baluartes do ensino catarinense, e Escola Normal São José", assim falou Izaquel de Nóbrega Estork.

Transformação que começou em 1941 , quando as Irmazinhas da Imaculada Conceição chegaram a Itajaí e adquiriram a Escola Paroquial da Paróquia local, pois precisava saldar dívidas, advindas da construção da nova Matriz do Ssmo. Sacramento.

Foi proposta esta venda às Irmãs da Divina Providência, mas a Congregação preferiu retirar as irmãs para reforçar o corpo docente em outras partes. Elas mesmas sugeriram que fosse vendido às Irmazinhas o Colégio da Paróquia.

Dia 27 de janeiro de 1941, aqui chegaram as primeiras Irmãs que dirigiram a escola, agora denominada Escola Particular São José: Irmã Mônica, a superiora, Irmã Maria de Lourdes, diretora, Irmã Gualberta, Irmã Pelagia, Irmã Maurília e Irmã Valdomira. No mesmo ano em setembro vieram Irmã Emiliana e Irmã Ester.

A escola tinha 271 alunos matriculados. O 1° ano foi de trabalho duro, lutas e sacrifícios, porém não desanimaram e foram em frente procurando lançar a boa semente de uma educação séria e eficiente, pois a Congregação mandou irmãs de São Paulo com preparo adequado e excelente para o trabalho educacional.

Em 1945 foi instalado o Curso Fundamental, passando o então Colégio Paroquial a denominar-se "Instituto de Educação São José." Em 1947 foi criado o Ginásio, para em 1949 funcionar a Escola Normal São José.

Com o tempo tudo foi crescendo e a comunidade itajaiense acreditou no trabalho das Irmãs. Os alunos aumentavam ano a ano até hoje, sendo um dos melhores Colégios de 1° e 2° graus da região.

O velho casarão ganhou novo aspecto. Ao seu lado ergueu-se um novo e moderno edifício de linhas sóbrias mas arrojadas, perfazendo um dos mais belos conjuntos arquitetônicos de Itajaí.

Em 1971 a Escola Normal São José passou a chamar-se Colégio São José.

O objetivo e o carisma do início permaneceram e até hoje procuram as Irmazinhas desenvolver uma educação completa às crianças e jovens de Itajaí e municípios vizinhos."

Texto: Maria Adelina da Cunha (Natural de Major Gercino, SC, ingressou na Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição em Nova Trento e após sua profissão religiosa foi trabalhar no Colégio São José em Itajaí e ali fez o curso do magistério. É formada em Pedagogia pela UNIVALI. Tem cursos de pós-graduação e mestrado. Tem livros publicados e domina dois idiomas: Francês e Espanhol. Há vários anos é Diretora do Colégio São José, de Itajaí); Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:

Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

Nenhum comentário: