sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Casa Rauert

Na rua Brusque, um pouco acima da esquina com a rua Uruguai, estava situada a Casa Rauert. Assim denominada por ter sido construída por Germano Rauert, comandante de intrépido veleiro que freqüentava o porto de Itajaí. O comandante Rauert, natural de Joinville, fora casado com Berta Baumgardt, nascida em Blumenau, com quem teve três filhas.

Germano Rauert faleceu em 22 de maio de 1971, aos oitenta anos e sua esposa, em 13 de setembro de 1958, aos sessenta e três anos.

A casa era um imponente chalé com as águas caindo para frente e fundos; em estilo alpino, com varanda de beiral rendilhado de lembrequins.

Os beirais, a balaustrada e as colunas da varanda são de madeira torneada ou recortada, num belíssimo trabalho de carpintaria artesanal. Construída sobre altos porões, o acesso à porta prillcipal é feito através de ampla escada de tijolos cimentados. No telhado da frente, uma mansarda ou água furtada funciona como mirante e ilumina os compartimentos do sótão.

Sem dúvida, tratava-se de exemplar ilustrativo da construção em estilo germânico, típica das regiões de colonização alemã do Vale do Itajaí e do nordeste catarinense. Mas já ostenta a influência da arquitetura brasileira, pela incorporação da varanda em arcos.

Na década de 1930, a Casa Rauert foi alugada por seus proprietários ao comerciante Israel José Tedéo, mais conhecido como Nino Tedéo, que ali morou por longos quarenta e três anos. Durante este tempo, além de residência a casa serviu também de sede para a empresa de transporte rodoviário de cargas de Nino Tedéo; tendo sido edificado grande galpão nos fundos, que servia de garagem e depósito.

De todas as edificações de arquitetura germânica ainda existentes em Itajaí - elas infelizmente já rareiam - a Casa Rauert era o único exemplar em estilo alpino, sendo por isso necessária a sua preservação.

Ilustração: Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:

Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.

Leia também sobre Itajaí-SC:

Nenhum comentário: