segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Bar Dinamarca

"A casa foi construída ao final da década de 70 do século passado, na rua Pedro Ferreira, esquina com a rua Dr. José Bonifácio Malburg, onde está o Edifício Genésio Miranda Lins, por José Pereira Liberato, comerciante, presidente da Câmara Municipal e chefe político liberal ao tempo do Império.

Na pintura de Hugo Galgan, "Vista de Itajahy", de 1884, aparece a construção de linhas arquitetônicas simples, segundo estilo luso-brasileiro muito comum no século XIX.

A edificação feita sobre a rua lateral, sem recuo, ensejou memorável pendência judicial entre o proprietário liberal e a Câmara conservadora, de que resultaria a extinção da Comarca de Itajaí em 1880, como retaliação do governo liberal da Província de Santa Catarina à municipalidade que lhe era adversária.

A fachada principal apresentava cincojanelas de vergas retas, com vidraças e bandeiras também de vidro;e a porta principal entre a terceira e quarta janela. As janelas e esta porta eram encimadas por cimalhas de massa, bem como a base do pequeno beiral. A construção tinha cobertura em duas águas, com telhas de barro, tipo capa e canal.

Após a morte de José Pereira Liberato em 1885, herdou o imóvel seu filho Emanoel Pereira Liberato, destacado republicano e federalista. Em 1887, na sala de visita, foi fundado o "Club Republicano Federalista de Itajahy", de que foi primeiro presidente o próprio Emanoel.

Durante os dramáticos eventos da Revolução Federalista de 1893, na casa tiveram lugar importantes acontecimentos de que participaram os chefes federalistas locais e o General Gumercindo Saraiva, comandante do exército maragato.

A viúva de Emanoel Pereira Liberato, depois, desfez-se da propriedade que, em 1938, passou a ser a primeira sede do Posto de Saúde até 1947. Já era então proprietário o ex-prefeito Francisco de Almeida.

Em 1951, ali se instalou a brasileira, mas dinamarquesa por adoção, Marta D. Kristensen, com o "bar Dinamarca". O local se tornou referência obrigatória dos boêmios da cidade e ponto de encontro de marujos de todas as partes do mundo. A decoração tipicamente marítima do bar, o bom gosto da proprietária, o ar de liberação e a peculiaridade dos frequentadores compunham o cenário marcante do caráter portuário e internacionalista de Itajaí.

Com a demolição do prédio no fim dos anos de 1970, para dar lugar ao espigão de gosto duvidoso, desaparecia do espaço urbano o mais afamado recanto da boemia itajaiense."

Texto: Edison D'Ávila (Itajaiense, museólogo, historiador, professor da UNIVALI e diretor do Museu e Arquivo Histórico de Itajaí/Fundação Genésio Miranda Lins, sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica e membro do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina); Ilustração:Lindinalva Deóla da Silva

Algumas páginas sobre edíficios históricos de Itajaí:


Asilo Dom Bosco, Banco Inco, Bangalô, Bar Dinamarca, Bauer e Cia, Café Democrático, Caixa da Sociedade Beneficente dos Estivadores, Capelinha de Cabeçudas, Casa Agostinho Alves Ramos, Casa Alberto Werner, Casa Almeida e Voigt, Casa Amaral, Casa Asseburg, Casa Bonifácio Schmitt, Casa Bruno Malburg, Casa Cesário, Casa da Família João Bauer, Casa das Irmãs da Imaculada Conceição, Casa Jacob Bauer, Casa Konder, Casa Lauro Müller, Casa Popular da Vila Operária, Casa Primo Uller, Casa Rauert, Casarão Burghardt, Casarão da Família Fontes, Casarão Malburg, Casarão Olímpio Miranda, Casarão Peiter, Cia. Fábrica de Papel Itajaí, Colégio São José, Edifício da Fiscalização dos Portos, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Brasil, Ginásio Itajaí, Grupo Escolar Floriano Peixoto, Grupo Escolar Lauro Müller, Grupo Escolar Victor Meirelles, Herbário Barbosa Rodrigues, Hospital Santa Beatriz, Hotel Brazil, Hotel Cabeçudas, Igreja da Imaculada Conceição, Igreja da Vila Operária, Igreja do Santíssimo Sacramento, Igreja Luterana, Mercado Público, Palácio Marcos Konder, Primeira Sede da Municipalidade, Primeira Sede dos Correios, Sociedade dos Atiradores, Sociedade Guarani.
Leia também sobre Itajaí-SC:

Nenhum comentário: