sábado, 17 de setembro de 2011

Rainha de Sabá

Saíram juntos da festa. E o amigo vinha entusiasmado:

— Foi contigo! Fez fé com tua cara!

Referia-se a Teresinha Seixas, que não tirara os olhos do Asdrúbal, num flerte escandaloso. Tinha sido uma coisa de chamar a atenção. Raimundo, eufórico como se o beneficiado fosse ele, atiçava o outro:

— Está pra ti. Dá em cima, que é canja. Quero ser mico de circo se ela não entregar os pontos.

Mas o Asdrúbal, que era um tímido e exagerava as dificuldades, coçava a cabeça:

— O negócio não é assim como você diz. É muito mais complicado.

— Complicado o quê! Barbada. E, ainda por cima, uma sujeita cheia da “erva”. Tem pra lá de vinte mil contos. Sabes lá o que é isso?

Despediram-se, afinal. E o Asdrúbal, sujeito sem vintém, escravo do salário, entrou em casa com aquilo na cabeça: vinte mil contos! Tirou a roupa e, nu da cintura para cima, ficou ruminando a situação que subitamente se criara na sua vida. O fato é que Teresinha, filha do Seixas dos lotações, parecia interessadíssima e ele já se via rico, milionário, o diabo.

ROMANCE

No dia seguinte, pela manhã, quando Asdrúbal entrou no emprego, encontrou o Raimundo à sua espera. Tomara-se de um interesse medonho pelo caso. E foi logo intimando: “Olha aqui, sua besta: você vai telefonar agorinha mesmo para fulana”. Asdrúbal, que tinha horror da ação, quis escapar. Mas ele, implacável, coagiu o outro e foi ao cúmulo de fazer a ligação. Asdrúbal, quisesse ou não, teve que falar. Gaguejou no telefone, suou, meteu os pés pelas mãos. Raimundo, do lado, bufava: “Mas que animal!”. E foi preciso que Teresinha, desembaraçadíssima (sabia até francês), conduzisse a conversa e inventasse os assuntos.

No fim de dez minutos, a timidez de Asdrúbal evaporava-se. Já se permitia até piadas. Raimundo soprou: “Marca um encontro! Marca um encontro!”. O rapaz acabou tomando coragem e sugerindo o encontro. E quando Raimundo percebeu que Teresinha concordava, assoviou de pura delícia. Finalmente, despediram-se. E então, triunfante, Raimundo cantou vitória:

— Mulher, quando cisma com um cara, já sabe. Está no papo, direitinho!

E Asdrúbal maravilhado: “Veremos. Veremos”. Pensava nos lotações do sogro e suspirava.

Horas depois, num café, ainda confabulavam; e foi então que, baixando a voz, Raimundo insinuou: “Tu me arranjas um emprego com o velho, não me arranja? Vê lá! Sou teu, do peito!”. E insistiu:

— Mas um emprego bacana. Micharia não interessa!

E começaram os encontros. Ofuscados pelo dinheiro da pequena, os dois amigos esqueciam-se de um pequeno detalhe: ou seja, a própria pequena. Tinham desta uma idéia vaga, nebulosa. E se lhes pedissem para descrever o feitio do nariz, do queixo, do corpo de Teresinha, não saberiam fazê-lo. Ignoravam, honestamente, se era bonita, feia ou simpática.

NOIVOS

Num instante, a menina meteu o namorado dentro de casa. Asdrúbal conheceu o pai, mãe, irmãs e tias. Jantou lá e suou frio quando serviram o peixe. Não sabia direito qual o garfo. Já por ocasião da sopa, recebeu um impacto tremendo, pois a moça soprou-lhe: “Faz menos barulho”. Saiu humilhado e, ao mesmo tempo, mais preso do que nunca àquela família.

E, pouco a pouco, foi contando à menina as suas dificuldades e, sobretudo, as desconsiderações que sofria no emprego. Aliás, o amigo o industriara: “Conta miséria, rapaz”. E o Asdrúbal, segurando a mão da pequena, gemia: “O chefe tomou assinatura comigo”. Ela o considerava um anjo, espantava-se:

— Mas por quê?

— Porque não sou puxa como os outros. Digo o que tenho de dizer e pronto.

Teresinha, solidária, reforçava:

— Faz bem, se ele se fizer de besta, mete-lhe a mão na cara.

— E o emprego?

— Por minha conta. — E acrescentou: — Fome você não passa.

Raimundo, quando soube da conversa, inflamou-se:

— Ótimo! Se ela garante o negócio, nem se discute.

O fato é que Asdrúbal passou a ser outro no escritório. Ele que sempre se caracterizara pela subserviência mais deslavada, pela humildade mais constrangedora — roncava grosso e já falava em “quebrar caras”. Um dia, o chefe soube que ele não saía do telefone e o convocou para o competente sabão:

— Que negócio é esse que andam me contando? O senhor pensa que isso aqui é a casa da Mãe Joana? Não, senhor, absolutamente!

A princípio, por uma questão de hábito, Asdrúbal ouviu só, calado. Mas lembrou-se de que o dinheiro do sogro cobria a retaguarda. Num instante, estava de dedo espetado na cara do chefe: “Seu palhaço! Vem cá para fora que eu te parto a cara. Cretino!”. O chefe, lívido, numa crise de pânico, escondia-se detrás dos móveis e punha a boca no mundo. Tiveram que arrastar Asdrúbal, aos apelos de “não faça isso”. Nos corredores, ele ainda esbravejava: “Eu sou é homem!”.

Da rua telefonou para a pequena, ainda heróico; terminou com a insinuação: “Estou sem emprego e imagina o abacaxi: devo três meses do quarto!”.

O LAR

O sogro deu-lhe emprego na firma. Raimundo, animado com o exemplo, brigou no emprego, disse uns desaforos ao patrão. Mas este, corpulento e feroz, correu com ele a taponas. Desempregado, o rapaz passou a viver às custas do Asdrúbal. Mordia-o, diariamente, em dez, vinte cruzeiros; e estava sempre reclamando: “Vê se te casas e me arranja o tal emprego”. Meses depois, casava-se Asdrúbal. E parte para a lua-de-mel. No último momento, Raimundo fez-lhe um substancial pedido de dinheiro: quinhentos cruzeiros. O sogro fez a advertência: “Trata bem minha filha, rapaz, que tu estás feito”.

Durou trinta dias a lua-de-mel e, quando voltou, Asdrúbal parecia espantado. Começava a conhecer verdadeiramente a mulher. Até então, ele, na embriaguez do casamento rico, não tomara conhecimento dos defeitos e qualidades físicas e morais de Teresinha. A experiência conjugal abria-lhe os olhos.

Descobria, antes de mais nada, que ela era somítica demais. Tomava conta do dinheiro, regateava até o último tostão, examinava todas as contas. Sempre que, numa boate, ele se permitia uma gorjeta muito alta, ela o imprensava: “Parece até que o dinheiro é teu. Calma, calma no Brasil!”. E, não raro, o advertia antes: “Cuidado que meu pai custou muito a ganhar esse dinheiro!”.

Voltaram da montanha para morar num palacete, na Gávea. Vamos e venhamos: não lhe faltava nada. Casa de luxo, automóvel, piscina de mármore, garçom, o diabo. E, na rua, os lotações do sogro continuavam atropelando pedestres, E conseguiu, mesmo, um emprego de contínuo para o Raimundo, na firma.

Mas ao chegar de fora teve uma surpresa: todas as criadas, de sua casa, eram pretas. Veio perguntar à mulher:

— Que negócio é esse?

E ela, categórica:

— Claro, ora essa! Ou você pensa que eu sou alguma boba? Pois sim! Criada branca não me entra aqui!

— Mas, criatura!

— Sim, senhor! Só preta e olhe lá! Não acredito em homem nenhum! Eu que ponha uma criada bonitinha aqui, para ver o que acontece!

A RAINHA DE SABÁ

Entre as cinco ou seis empregadas, havia uma, Mariana, que se destacava das demais. Quando Teresinha a viu teve um muxoxo: “Hum! hum!”. Mas deixou-se convencer pela cor. Porque a menina, com seus dezenove anos, era uma figura singular. No Carnaval anterior, saíra de Rainha de Sabá num rancho, com espetacular sucesso. E Teresinha dizia para as visitas: “Tem bom corpo, mas é preta!”.

Mergulhado até o pescoço na nova vida, Asdrúbal procurava Raimundo. Parecia meio descontente; suspirava: “Não sei o que há comigo”. Raimundo, que era agora contínuo e de uniforme, fazia uma síntese:

— Vida chata, meu Deus do céu!

De vez em quando, ele ia à casa do amigo, levar encomendas. Um dia, chamou Asdrúbal a um canto: “Tens, em casa, um material de primeira”. Espanto de Asdrúbal: “Quem?”. E o outro: “A Mariana”. Asdrúbal fez a restrição racial: “Mas é preta!”. Raimundo saltou:

— Deixa de ser burro! Pode ser preta, mas que perfil. E o corpo, menino!

A verdade é que Raimundo, inferiorizado dentro do uniforme de contínuo, tomava-se de ódio contra Teresinha. Em casa, na cama, devorado pelos percevejos, ele ruminava: “Vou fazer a caveira dessa gaja!”. Não sabia como, mas... Sempre que podia, interpelava Asdrúbal: “Como vai a Rainha de Sabá? Ah, se eu fosse você!”. E Asdrúbal, cruzando com Mariana, no corredor, já a olhava de uma certa maneira.

O amigo o sugestionava: “Deixa de preconceito besta!”.

O CHEQUE

No dia em que Asdrúbal fez trinta e cinco anos, a mulher preparou um grande jantar, com a presença de muitos parentes, inclusive dos pais. Quando todos se sentaram à mesa, o Asdrúbal apanhou o guardanapo e um papel caiu no chão. Surpreso, curvou-se e apanhou. Era um cheque de quinhentos mil cruzeiros! Enquanto ele, vermelhíssimo, relia a importância, os parentes batiam palmas e o sogro anunciava:

— Para uma viagem a Paris e outros bichos!

Teresinha ergueu-se e veio beijá-lo na testa. Então, aconteceu o seguinte. De pé, à cabeceira da mesa, o rapaz olhou ainda uma vez o papel e, sem exaltação, com método, o rasgou em não sei quantos pedacinhos. Houve alarido na sala. Que é isso? Está louco? Bêbado? Mas todos emudeceram quando ele, em voz forte e nítida, anunciou:

— Comunico que vou me desquitar de minha mulher, aqui presente. E que me casarei com minha criada, Mariana, no México, no Uruguai ou no raio que o parta.
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A coroa de orquídeas e outros contos de A vida como ela é... / Nelson Rodrigues; seleção de Ruy Castro. — São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
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A sexy Raquel Welch

Raquel Welch (Jo Raquel Tejada), atriz, nasceu em Chicago, Illinois, EUA, em 05 de Setembro de 1940. É filha do boliviano Armando Carlos Tejada Urquizo (1911-1976) e de Josephine Sarah Hill (1909-2000), descendente do presidente John Quincy Adams (o sexto presidente dos EUA, que governou entre 1825 e 1829). Mais ainda: é parente da ex-presidenta da Bolívia, Lidia Gueiler Tejada.

Rachel tornou-se símbolo sexual dos anos 60 quando emergiu das águas do mar num biquini pré-histórico. O filme era "Um milhão de anos A.C" (1966), e a partir daí, ela capturou os corações masculinos. Assumindo o título que outrora foi de MM, tornou-se uma deusa do sexo sem ser loira.

Raquel Welch como Loana em 'One Million Years BC' (1966)

Welch mudou-se com a família para San Diego, California quando tinha apenas dois anos. Tomando aulas de dança, ela cresceu e ganhou diversos títulos de beleza ("Miss Photogenic," "Miss La Jolla," "Miss Contour," "Miss Fairest of the Fair" e "Miss San Diego").

Estudou no Colégio San Diego State e se casou com seu então primeiro marido James Wesley Welch em 1959. Tiveram dois filhos. Raquel tornou-se a garota do tempo na TV de San Diego e acabou desistindo dos estudos. Divorciada, em 1965, ela foi com os filhos para Dallas, no Texas, onde trabalhou como modelo e garçonete.

Trabalhou em diversos e famosos seriados da TV americana nos anos 60 e também em filmes como "Rosutabout" (1964) e "Do not disturb" (1965).

Em 1968, causou alvoroço quando fez cenas de sexo com o ator negro Jim Brown, no filme "100 rifles". Nos anos 70, tentou ser levada a sério como atriz e acabou fazendo papéis que foram aclamados pela crítica em "Kansas City Bomber" (1972) e "The wild party" (1975) . Em 1973, ela ganhou o Golden Globe pelo filme "The three musketeers" (1973).

Nos anos 80 fez mais programas de TV e lançou vídeos de exercícios físicos. Raquel aproveitou seus modestos dotes de cantar e dançar, ela fez show em Las Vegas. Ainda bastante em forma mesmo tendo passado dos 60 anos, Raquel foi casada mais três vezes, a última com Richard Palmer, que era 15 anos mais novo que ela.

Filmografia

A House Is Not a Home (1964)
Roustabout (1964)
A Swingin' Summer (1965)
The Queens (1966)
Fantastic Voyage (1966)
One Million Years B.C. (1966)
Shoot Loud, Louder… I Don't Understand (1966)
The Oldest Profession (1967)
Fathom (1967)
Bedazzled (1967)
The Biggest Bundle of Them All (1968)
Bandolero! (1968)
Lady in Cement (1968)
100 Rifles (1969)
Flareup (1969)
The Magic Christian (1969)
The Beloved (1970)
Myra Breckinridge (1970)
Hannie Caulder (1971)
Bluebeard (1972)
Fuzz (1972)
Kansas City Bomber (1972)
The Last of Sheila (1973)
The Three Musketeers (1973)
The Four Musketeers (1974)
The Wild Party (1975)
Mother, Jugs & Speed (1976)
The Animal (1977)
Crossed Swords (1978)
Trouble in Paradise (1989)
Tainted Blood (1993)
Chairman of the Board (1998)
What I Did for Love (1998)
Tortilla Soup (2001)
Legally Blonde (2001)
Jim Brown: All American (2002)
Forget About It (2005)

Fontes: belasatrizesdomundo2; Raquel Welch - Infopédia; Estadao.com.br; Wikipedia.
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O homem que mastigou a sogra

Foi em Niterói! É o caso do Sargento Gilson Calado, que não é tão calado assim e, depois de botar a boca no trombone, por causa das imposições da ex-futura sogra, gorda senhora de sólido físico e sólidos princípios, avançou para a indefesa senhora "prostrando-a com diversas dentadas na região cervical", isto é, mordeu-lhe o cangote dela com força.

Diz que a vítima (a vítima da agressão, porque no caso em si, Calado era muito mais vítima), Dona Laudenira Santana, era fogo e não deixava a filha ir nem na esquina sozinha, muito menos acompanhada. O sargento, no entanto, já tinha estabilidade, não só porque era noivo da filha de Dona Laudenira, como também já estava há cinco anos noivando firme.

— O senhor quer conversar com ela, tem que ser aqui na sala — dizia a gorda e implacável futura sogra. — A Delia só sai de casa comigo.

Delia — eu ia esquecendo de dizer — era a noiva do Calado. E convenhamos: assim era demais. Se ao invés de "pra casar" o sargento estivesse paquerando na base do "pra que é", ainda vá... mas noivo no duro; um tremendo noivo de cinco anos; era chato!

Sempre a mesma coisa. O sargento chegava, batia continência pra Dona Laudenira e ia pra sala, onde ficava a Delia num canto e ele no outro, só de olho, porque a velha dava uma incerta a toda hora. Qualquer silêncio maior, ela botucava o ambiente.

Até que chegou o domingo. A situação, que encheria até saco de filo, permanecia a mesma e Calado resolveu contrariar o nome de família, metendo lá um independência ou morte, às margens de Dona Laudenira. Chegou pra ela e vomitou:

— Olha, dona, eu e a Delia vamos até à esquina, dar uma voltinha.

— É o que você pensa, rapaz! — teria respondido a vigilante maternal ao vigilante municipal (Calado é sargento da Polícia Municipal). - Eu já disse e repito que a Delia só sai de casa comigo.

Aí foi aquela forra: Calado avançou para a futura sogra e quando esta virou as costas para se mandar, ele deu com aquele suculento cangote a tremer na sua frente, de raiva e medo. Não conversou, tacou-lhe a primeira dentada, a segunda, a terceira... enfim, deu de goleada.

Tão alucinado ficou que, ao ver a Delia tomando a defesa da mãe, deu-lhe uma dentada de sobra, no nariz. O noivado tá desfeito. O sargento satisfeito.
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Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto).

Fonte: FEBEAPÁ 1: primeiro festival de besteira que assola o país / Stanislaw Ponte Preta; prefácio e ilustração de Jaguar. — 12. ed. — Rio de Janeiro; Civilização Brasileira, 1996.
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