terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cascudo e o Folclore Brasileiro

"Queria saber a história de todas as cousas do campo e da cidade. Convivência dos humildes, sábios, analfabetos, sabedores dos segredos do Mar das Estrelas, dos morros silenciosos. Assombrações. Mistérios. Jamais abandonei o caminho que leva ao encantamento do passado. Pesquisas. Indagações. Confidências que hoje não têm preço." Câmara Cascudo recriou a atmosfera da sua meninice, revelando os interesses que desde então o levariam a se tomar dos mais respeitáveis pesquisadores do folclore e da etnografia de nosso país.
Luís da Câmara Cascudo, folclorista, escritor e professor, nasceu em Natal, RN, em 30/12/1898, e faleceu na mesma cidade, em 30/7/1986. Filho único do coronel Francisco Cascudo, da Guarda Nacional, em 1918 iniciou-se no jornalismo, publicando ensaios e crônicas no jornal A Imprensa, mantido por seu pai, em Natal.
No mesmo ano transferiu-se para Salvador BA, onde fez o curso de medicina até o 4° ano. Desistindo da carreira de médico, resolveu estudar direito em Recife PE, formando-se em 1928. Ainda nesse ano iniciou-se no magistério, começando como professor de história do Brasil no Ateneu Norte-Rio-Grandense, em Natal, cidade onde sempre residiu.

Dedicando-se ao estudo das tradições populares e do folclore nacional, produziu uma obra copiosa, com imensa atividade em seu Estado, tendo criado (e participado de) diversas instituições culturais.

À frente de um grupo de intelectuais, foi o responsável pela primeira apresentação de uma chegança-de-mouros numa casa de espetáculos, realizada no Teatro Alberto Maranhão, de Natal, em 1926. Pesquisou e reabilitou folguedos populares brasileiros, lutando junto a órgãos oficiais para que protegessem essas tradições.

Fundador da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras em 1936, no mesmo ano orientou, juntamente com Valdemar de Almeida, o lançamento da revista Som. Designado “historiador da cidade de Natal” em 1948, por decreto do então prefeito Sílvio Pedrosa, no mesmo ano foi um dos responsáveis pela criação do curso de violão no Instituto de Música do Rio Grande do Norte, instituição de que foi (1960) nomeado presidente de honra.

Em 1951, com a criação da Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi nomeado professor da cadeira de direito internacional público. Aposentando-se em 1966, recebeu o título de professor emérito dessa universidade, cujo Instituto de Antropologia recebeu o seu nome. Foi secretário do Tribunal de Justiça, aposentando-se em 1959 como consultor jurídico do Estado.

Em 1970 recebeu o prêmio Brasília de literatura, pelo conjunto de sua obra, concedido pela Fundação Cultural do Distrito Federal. Tradutor e anotador de obras fundamentais para o conhecimento da formação brasileira, realizou viagens de estudos à África, Europa e quase todo o Brasil.

Pertenceu a diversas entidades culturais do país, entre as quais o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a Academia Nacional de Filologia, a Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro e a Sociedade Brasileira de Antropologia e Etnologia, tendo recebido condecorações e títulos honoríficos de várias instituições, tanto no Brasil como no exterior.

Autor de mais de 160 livros e de inúmeros estudos sobre a cultura brasileira, sua enorme atividade intelectual foi bibliografada por Zila Mamede (Luís da Câmara Cascudo: 50 anos de vida intelectual. 1918-1968. Bibliografia anotada, 2 volumes em 3, Natal, 1970).

Principais obras

Viajando o sertão, Natal, 1934: Vaqueiros e cantadores, Porto Alegre, 1939; Antologia do folclore brasileiro, São Paulo, 1944 (2a. ed., São Paulo, s.d.; 3a. ed. aumentada, 2 volumes, São Paulo, 1965; 4 ed., São Paulo, 1971); Informação de história e etnografia, Recife, 1944; Contos tradicionais do Brasil, Rio de Janeiro, 1946 (2a. ed. revista e aumentada, Salvador, 1955); Geografia dos mitos brasileiros, Rio de Janeiro, 1947; História da cidade de Natal, Natal, 1947; Consultando São João, Natal, 1949; Anúbis e outros ensaios, Rio de Janeiro, 1951; Meleagro, Rio de Janeiro, 1951; História da imperatriz Porcina, Lisboa, 1952; Literatura oral, Rio de Janeiro, 1952; Cinco livros do povo, Rio de Janeiro, 1953; Contos de encantamento, Salvador, 1954; Contos exemplares, Salvador, 1954; Dicionário do folclore brasileiro, Rio de Janeiro, 1954 (2a ed. revista e aumentada, 2 volumes, Rio de Janeiro, 1954; 3a ed., Rio de Janeiro, s.d.; 3a ed. revista e aumentada (na verdade é a 4a ed.), 2 volumes, Rio de Janeiro, 1972); No tempo em que os bichos falavam, Salvador, 1954; História do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, 1955; Trinta “estórias” brasileiras, Lisboa, 1955; Geografia do Brasil holandês, Rio de Janeiro, 1956; Tradições populares da pecuária nordestina, Rio de Janeiro, 1956; Jangada — Uma pesquisa etnográ fica, Rio de Janeiro, 1957; Jangadeiros, Rio de Janeiro, 1957; Superstições e costumes, Rio de Janeiro, 1958; Rede de dormir, Rio de Janeiro, 1959; Dante Alighieri e a tradição popular no Brasil, Porto Alegre, 1963; Motivos da literatura oral da França no Brasil, Recife, 1964; Made in Africa, Rio de Janeiro, 1965; Flor de romances trágicos, Rio de Janeiro, 1966; A vaquejada nordestina e sua origem, Recife, 1966; Voz de Nessus, João Pessoa, 1966; Folclore do Brasil, Rio de Janeiro, 1967; História da alimentação no Brasil, 2 volumes, São Paulo, 1967; Mouros, franceses e judeus, Rio de Janeiro, 1967; Calendário das festas, Rio de Janeiro, 1968; Coisas que o povo diz, Rio de Janeiro, 1968; Nomes da terra, Natal, 1968; Locuções tradicionais do Brasil, Recife, 1970; Prelúdio da cachaça, Rio de Janeiro, s.d. 

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha.
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Chaney e o cinema mudo de terror

Lon Chaney
Lon Chaney (Leonidas Frank Chaney), ator, nasceu em 01/04/1883, Colorado Springs, Colorado, EUA, e faleceu em 26/08/1930, Hollywood, Califórnia, EUA. Era pai do também ator Lon Chaney Jr.

Estreou no cinema mudo, fazendo papéis sempre exóticos, como um chinês mandarim em “Sr. Wu” (1927), gangster em “The Big City” (1928), mas o seu mais famoso personagem foi mesmo o de vampiro, com o qual ficou imortalizado.

Devido à sua capacidade de retratar uma infindável variedade de personagens em toda sua carreira, ele se tornou conhecido como “O Homem de Mil Faces”, e trazendo sucessos como “O corcunda de Notre Dame”, “O fantasma da ópera”

Assim como Charles Chaplin, Lon também não queria fazer a passagem do cinema mudo para o cinema falado, sendo um dos últimos a falar. Ele também achava que era melhor na arte da pantomina do que falando.

Seu último papel foi na refilmagem de “The Unholy Three”, onde ele desempenhava um bandido ventrílogo, utilizando-se de cinco vozes diferentes, e provando que poderia sim fazer filmes falado. Menos de e meses depois do lançamento do filme, o ator morreu de hemorragia na garganta.

Lon Chaney caracterizado como Erik,o Fantasma da Ópera em 1925.

Filmografia

The Unholy Three (1930)
Thunder (1929)
Where East Is East (1929)
West of Zanzibar - Em Plena Selva (1928)
While the City Sleeps (1928)
Laugh, Clown, Laugh (1928)
The Big City (1928)
London After Midnight (1927)
Mockery (1927)
The Unknown (1927)
Mr. Wu (1927)
Tell It to the Marines (1926)
The Road to Mandalay (1926)
The Blackbird (1926)
The Tower of Lies (1925)
The Phantom of the Opera- O fantasma da ópera (1925)
The Unholy Three - A trindade maldita (1925)
The Monster (1925)
He Who Gets Slapped - Lágrimas de Palhaço (1924)
The Next Corner (1924)
The Hunchback of Notre Dame (1923)
The Shock (1923)
While Paris Sleeps (1923)
All the Brothers Were Valiant (1923)
A Blind Bargain (1922)
Quincy Adams Sawyer (1922)
Shadows (1922)
Oliver Twist (1922)
The Light in the Dark (1922)
Flesh and Blood (1922)
The Trap (1922)
Voices of the City (1921)
The Ace of Hearts (1921)
Bits of Life (1921)
For Those We Love (1921)
Outside the Law - Fora da lei (1920)
Nomads of the North (1920)
The Penalty (1920)
The Gift Supreme (1920)
Treasure Island (1920)
Daredevil Jack (1920)
Victory (1919)
When Bearcat Went Dry (1919)
Paid in Advance (1919)
The Miracle Man (1919)
A Man’s Country (1919)
The Wicked Darling (1919)
The False Faces (1919)
Danger, Go Slow (1918)
The Talk of the Town (1918)
That Devil, Bateese (1918)
Riddle Gawne (1918)
A Broadway Scandal (1918)
Fast Company (1918)
The Kaiser, the Beast of Berlin (1918)
Broadway Love (1918)
The Grand Passion (1918)
The Scarlet Car (1917)
Bondage (1917)
Anything Once (1917)
The Empty Gun (1917)
Triumph (1917)
Pay Me! (1917)
The Rescue (1917)
Fires of Rebellion (1917)
A Doll’s House (1917)
The Flashlight (1917)
The Girl in the Checkered Coat (1917) .
The Mask of Love (1917)
Hell Morgan’s Girl (1917)
The Piper’s Price (1917)
The Price of Silence (1916)
Accusing Evidence (1916)
The Place Beyond the Winds (1916)
Felix on the Job (1916)
If My Country Should Call (1916)
The Mark of Cain (1916)
The Grasp of Greed (1916) .
Bobbie of the Ballet (1916)
The Gilded Spider (1916)
Tangled Hearts (1916/I)
The Grip of Jealousy (1916)
Dolly’s Scoop (1916)
Stronger Than Death (1915)
Father and the Boys (1915)
Under a Shadow (1915)
The Millionaire Paupers (1915)
Lon of Lone Mountain (1915)
A Mother’s Atonement (1915)
Alas and Alack (1915)
The Fascination of the Fleur de Lis (1915)
The Pine’s Revenge (1915)
The Chimney’s Secret (1915)
Quits (1915)
Mountain Justice (1915)
Bound on the Wheel (1915)
The Trust (1915)
The Violin Maker (1915)
Steady Company (1915)
The Oyster Dredger (1915)
The Stronger Mind (1915)
An Idyll of the Hills (1915)
The Stool Pigeon (1915)
The Girl of the Night (1915)
The Grind (1915)
Maid of the Mist (1915)
The Desert Breed (1915)
All for Peggy (1915)
Outside the Gates (1915)
Where the Forest Ends (1915)
Such Is Life (1915)
When the Gods Played a Badger Game (1915)
The Threads of Fate (1915)
The Measure of a Man (1915)
A Small Town Girl (1915)
The Star of the Sea (1915)
The Sin of Olga Brandt (1915)
Her Escape (1914)
A Night of Thrills (1914)
The Lion, the Lamb, the Man (1914)
Lights and Shadows (1914)
Damon and Pythias (1914)
Her Life’s Story (1914)
Virtue Is Its Own Reward (1914)
The Pipes o’ Pan (1914)
Richelieu (1914/I)
The Higher Law (1914)
Her Bounty (1914)
A Miner’s Romance (1914)
The Oubliette (1914)
By the Sun’s Rays (1914)
Her Grave Mistake (1914)
A Ranch Romance (1914)
The Hopes of Blind Alley (1914)
The Old Cobbler (1914)
The Forbidden Room (1914)
Heart Strings (1914)
The Unlawful Trade (1914)
The Tragedy of Whispering Creek (1914)
The End of the Feud (1914)
The Lamb, the Woman, the Wolf (1914)
The Embezzler (1914/I)
The Menace to Carlotta (1914)
Discord and Harmony (1914)
Remember Mary Magdalen (1914)
The Honor of the Mounted (1914)
The Lie (1914)
Bloodhounds of the North (1913)
Red Margaret, Moonshiner (1913)
Back to Life (1913)
An Elephant on His Hands (1913)
Almost an Actress (1913)
The Restless Spirit (1913)
The Trap (1913
Shon the Piper (1913)
The Blood Red Tape of Charity (1913)
The Sea Urchin (1913)
Poor Jake’s Demise (1913)
Suspense (1913)
The Ways of Fate (1913)
The Honor of the Family (1912)

Fontes: Wikipedia; Boca do Inferno; cinemaclassico: Lon Chaney.
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segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O pastelzinho

Uma noite, duas semanas antes do casamento, conversava com alguns amigos no café. Súbito, um deles baixa a voz e faz-lhe a pergunta:

— Sabe onde é que se decide um casamento?

— Não.

E o outro:

— Na primeira noite. A primeira noite é tudo e o resto não tem importância.

Sérgio ouviu, sem fazer comentário. O outro era casado, bem casado, e tinha a autoridade de quem conhecia o problema. Continuou e mudaram de assunto. Mas quando, uma hora depois, desfez-se o grupo, o amigo o levou até a esquina. E, lá, repete:

— Não te esqueças: — é preciso caprichar na primeira noite. Bye, bye.

O impressionado Sérgio balbuciou:

— Bye, bye.

EMOÇÃO

Morava na rua Adriano, no Méier. A caminho de casa, no lotação, ia pensando na advertência do amigo, que passava por ser uma enciclopédia amorosa. E Sérgio, que era por natureza um emotivo, sujeito a angústias inenarráveis, começou a entrever possibilidades nupciais as mais desagradáveis. Durante a noite sonhou repetidas vezes com o amigo, que lhe repetia sinistramente: — “Olha a primeira noite. Capricha, capricha!”. Acordou banhado em suor.

Mais tarde, no trabalho, permanecia o mal-estar. E a situação parecia-lhe grotesca, hedionda: faltavam duas semanas para o casamento e já estava nervoso. Durante uma semana não pensou noutra coisa. Acabou indo a um médico. Chega lá e abre o coração:

— Doutor, o que há é o seguinte: — vou me casar daqui a uma semana. Tenho medo, justamente, do meu sistema nervoso, das minhas inibições.

O médico insinua:

— Quer um calmantezinho?

E ele, de olho aceso:

— Talvez fosse negócio, não, doutor?

Mas o outro volta atrás:

— Não precisa. Pra quê? A solução é ter confiança em si mesmo, procurar distrair as idéias.

Agoniado, quer saber: — “E não vou tomar nada?”. O médico, cheio de otimismo, deu-lhe o conselho:

— Faz o seguinte: — no dia do casamento, evita salgadinhos e doces. O ideal seria um bife, um bom bife. Carne assada, sangrenta. Nada de pastéis, de empadinhas, de coisas apimentadas.

Ao lado, o noivo escutava:

— Compreendo, compreendo.

Saiu crente do consultório que a chave da lua-de-mel era o aparelho digestivo. Ao descer do médico, dá de cara, por uma dessas fatalidades cômicas, com o tal amigo. Este diz-lhe, em tom cavo e voz profunda:

— A primeira noite é tudo!

NÚPCIAS

Eis a verdade: — a conversa com o médico dera-lhe ânimo novo. Passou a pisar mais firme, a olhar os outros de cima para baixo e, no telefone, ao despedir-se da pequena, encostava a boca no fone:

— Um beijinho bem molhado nessa boquinha!

Entre parênteses, a garota, com dezoito anos, jeitosa de corpo e de rosto, era, como dizia o próprio Sérgio, um “doce-de-coco”, um “arroz-doce”. Educadíssima ou, segundo se comentava, “muito espiritual”, era incapaz de usar expressões de gíria, de dar uma gargalhada ou, simplesmente, cruzar as pernas. Fisicamente era um tipo fino, de poucas cadeiras, uma linha muito aristocrática. Ele dizia: — “Nunca espirrou na minha frente. E outra coisa: — não transpira! Te juro que nunca vi a Dalva suada”.

De fato, nenhuma pele mais isenta de espinhas, de manchas, mais fresca, mais cheirosa e mais suave. Custava crer que essa imagem de graça intensa, essa flor de espiritualidade tivesse nascido e, pior do que isso: — ainda morasse na Saúde.

Muito carioca, estabanado, Sérgio mudava diante da noiva assim doce e assim macia. Sem querer, ele a tratava com relativa e involuntária cerimônia. O chamado “beijo bem molhado” era a máxima liberdade verbal que se permitia. Mas, na véspera do casamento, ela o chamou de lado. No seu jeito manso, começou:

— Vou lhe pedir um favor, meu filho.

Abriu-se:

— Pois não!

E ela:

— Eu não queria que você falasse mais em “beijo molhado”. Acho tão sem poesia!

Pela primeira vez, Sérgio quis resistir:

— Mas, meu bem, escuta cá: — por quê?

Explicou:

— É o seguinte: — quando você fala assim eu penso logo em saliva.

O outro animou-se:

— Mas por isso mesmo! A graça do beijo está, justamente, na saliva, meu anjo. — E insistia, já inspirado: — Na mistura de saliva.

Dalva encerrou a discussão com a sua doçura irredutível:

— Eu não penso assim.

Sérgio transigiu, imediatamente:

— Está bem, coração. Todo o meu interesse é de te agradar.

A TRAGÉDIA

No dia, houve o casamento, no civil e no religioso. Na igreja, de joelhos diante do altar, ele julgava ouvir, alternadamente, a voz do amigo e a do médico. Uma dizendo: — “A primeira noite é tudo”. E a outra: — “Nada de salgadinhos! Nada de doces!”. De fato, desde as primeiras horas do dia que observava um extremo rigor de alimentação. Renunciara ao leite, que podia fazer mal ao fígado; alimentara-se, sobretudo, de frutas acima de qualquer suspeita: — bananas e mamão. Não almoçara, porque a hora do almoço coincidira com a do civil. Ao sair da igreja, sentia fome. Chegara de volta à casa dos sogros com fome. Viu os salgadinhos, os doces e, a despeito de uma tentação violenta, manteve-se irredutível. De vez em quando, pessoas da casa passavam com pratos de sanduíches, de pastéis, de doces. Perguntavam:

— Aceita um?

Respondia, heróico:

— Não, obrigado.

Ficou, assim, inexpugnável, até o fim. A noiva que, por natureza, tinha um apetite de passarinho, não tocou em nada. Minto: — aceitou um pastelzinho. Ele ainda teve vontade de sugerir-lhe: — “Não faça isso!”. Calou-se, porém. Por fim saíram, de táxi alugado, para um hotel no centro, onde tinha alugado um apartamento no décimo segundo andar para a lua-de-mel. Ao entrar no carro, Dalva balbucia: — “Não sei, mas não estou me sentindo bem”. Sem dizer nada, guardou para si a intuição:

— “Foi o pastelzinho”. No meio do caminho, novo lamento: — “Estou me sentindo tão mal!”. Falara de dentes trincados. Disse ainda: — “Tomara que a gente chegue logo, tomara!”. Sentindo a angústia do ser amado, comandou o chauffeur. — “Quer andar mais depressa?”. Ao lado, Dalva crispava-se toda, gelada de dor. Sérgio baixa a voz:

— Queres que eu compre elixir paregórico?

— Não diz isso: Não diz nada. Só quero é chegar, meu Deus!

Ia balbuciando: — “Não sei se agüento! Não sei se agüento!”. Ele finalmente diz: — “Foi aquele pastelzinho, não foi?”. Ela arquejava, chamando a atenção das pessoas.

Sobe o elevador com o marido, que apanhara a chave. Lá em cima, exigiu: — “Não entra, fica no corredor!”. Ele espera uns vinte minutos. Nada. Empurra e vem, então, lá de dentro, o berro: “Não!”. Da porta, pergunta: — “Queres elixir paregórico?”. Outro “não” violento.

Mais meia hora e quer forçar a situação. Entra. Mas quando Dalva percebe que o marido está ali, alucina-se. Ele a viu correr em direção da janela, trepar no parapeito e atirar-se lá de cima, do décimo segundo andar, deixando no ar o seu grito em flor.

Meia hora depois, chegam parentes, amigos, simples conhecidos. Diante da morte de uma noiva, em sua primeira noite, insinuou-se, em todos os espíritos, a idéia de um tenebroso crime sexual. O sogro de Sérgio agarrou-o pela gola e o sacudiu, aos berros:

— Ela matou-se por que?

Respondeu, num soluço imenso:

— Uma cólica a matou! Foi o pastelzinho!
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A coroa de orquídeas e outros contos de A vida como ela é... / Nelson Rodrigues; seleção de Ruy Castro. — São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
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