quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Antônio Fagundes

Antônio Fagundes (Antônio da Silva Fagundes Filho), ator, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 18/04/1949. Um dos mais bem-sucedidos intérpretes de sua geração, transita dos tipos rústicos aos refinados, englobando uma extensa galeria de criações do repertório nacional e internacional. Nasceu no Rio, mas mudou com seus pais para São Paulo aos oito anos de idade e morou lá por mais de 30 anos.

Iniciou no teatro amador e estudantil em 1963, sendo absorvido pelo Teatro de Arena de São Paulo na montagem de Farsa do Cangaceiro, Truco e Padre, de Chico de Assis, pelo Núcleo 2 da companhia, em 1967. 

Permaneceu no Teatro de Arena até sua dissolução, nas montagens de Arena Conta Tiradentes, de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, La Moschetta, de Angelo Beolco, e O Círculo de Giz Caucasiano, de Bertolt Brecht, em 1967; Primeira Feira Paulista de Opinião, com textos de Lauro César Muniz, Bráulio Pedroso, Gianfrancesco Guarnieri, Jorge Andrade, Plínio Marcos e Augusto Boal, em 1968, e A Resistível Ascensão de Arturo Ui, também de Bertolt Brecht, em 1970, direções de Augusto Boal.

Em 1969 esteve em Hair, de Gerome Ragni e James Rado, com Ademar Guerra; O Cão Siamês, de Antônio Bivar, ao lado de Yolanda Cardoso e Marta Saré, de Gianfrancesco Guarnieri e Edu Lobo, com Fernanda Montenegro e direção de Fernando Torres. Castro Alves Pede Passagem, texto e direção de Gianfrancesco Guarnieri foi criado em 1971; participando, no ano seguinte, de Pequenos Assassinatos, texto de Jules Feiffer, dirigido por Osmar Rodrigues Cruz. Com o mesmo diretor, em seguida, integrou a montagem de Um Grito de Liberdade, de Sérgio Viotti, produção do Teatro Popular do Sesi - TPS.

Em 1973 protagonizou duas realizações bem-sucedidas: Godspell, um musical da Broadway, e O Evangelho Segundo Zebedeu, de César Vieira, numa direção de Silnei Siqueira para o Teatro da Cidade de Santo André. As criações de Caminho de Volta, texto de Consuelo de Castro, em 1974, e Muro de Arrimo, de Carlos Queiroz Telles, em 1975, ligam-no ao teatro de resistência do período mais conturbado com a Censura.

Nos anos seguintes surgiu em montagens significativas, sempre com muita projeção, como Gata em Telhado de Zinco Quente, de Tennessee Williams, encenação de Paulo José, numa produção da Companhia Tereza Raquel, em 1976; A História é Uma História, de Millôr Fernandes em 1978, e, sobretudo, Sinal de Vida, de Lauro César Muniz, 1979. Associado a Antônio Abujamra empreendeu um projeto de longa duração, ocupando o Teatro Brasileiro de Comédia - TBC, com uma programação voltada ao experimentalismo. Ali, lançou novos autores nacionais, ele próprio escrevendo Pelo Telefone, um dos textos encenados, em 1980.

A bem-sucedida montagem de O Homem Elefante, de Bernard Pomerance, em 1981, impulsionou Fagundes à criação de uma companhia com elenco fixo e uma linha artística de repertório, que no ano seguinte, estreiou Morte Acidental de um Anarquista, de Dario Fo, como Companhia Estável de Repertório - CER. Seguiram-se: Xandu Quaresma, de Chico de Assis, em 1983; e Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, espetáculo de Flávio Rangel, em 1985; Carmem com Filtro, primeira direção de Gerald Thomas em São Paulo, em 1986, mesmo ano em que criou Nostradamus, de Doc Comparato, direção de Antônio Abujamra.

Nos anos seguintes, a CER buscou um repertório mais experimental, com a ambiciosa adaptação teatral de Fragmentos de um Discurso Amoroso, de Roland Barthes, encenação de Ulysses Cruz, em 1988. Uma associação com artistas franceses resultou na mal-sucedida O País dos Elefantes, de Louis Charles Sirjacq e direção de Alain Millianti, espetáculo que mesclou anseios de liberdade em diversos pontos do planeta, apresentado no Festival de Avignon, França.

Com Ulysses Cruz, participou da montagem de História do Soldado, de Igor Stravinsky e C. F. Ramuz, montagem comemorativa do vigésimo aniversário do Teatro Municipal de Santo André, em 1990; e produziu: Macbeth, de William Shakespeare, em 1992; a comédia Vida Privada, de Mara Carvalho, em 1994; Oleanna, de David Mamet, em 1996. Sob a direção de Jorge Takla, atua em Últimas Luas, de Furio Bordon, em 1999, e com direção de Bibi Ferreira, em Sete Minutos, comédia de sua autoria, 2002.

Estreou na televisão em 1969, na telenovela Nenhum Homem é Deus, da TV Tupi. Começou na Rede Globo em 1976, na telenovela Saramandaia. Atuou também, por vários anos, como protagonista da série Carga Pesada, de 1979 a 1981, e de 2003 a 2007.

O ator tem quatro filhos: Dinah Abujamra Fagundes, empresária, Antônio Fagundes Neto, publicitário, e Diana Abujamra Fagundes, produtora e radialista, de seu primeiro casamento com a também atriz, bailarina e diretora Clarisse Abujamra com quem foi casado por 15 anos, e Bruno Fagundes, com sua ex-mulher a atriz Mara Carvalho.

Carreira artística

Novelas

* 1968 - Antônio Maria
* 1969 - Nenhum Homem é Deus.... Netinho
* 1972 - A Revolta dos Anjos.... Vítor
* 1973 - Mulheres de Areia.... Alaor
* 1974 - O Machão.... Petruchio
* 1972 - Bel-Ami.... Cadu
* 1976 - Saramandaia.... Lua Viana
* 1977 - Nina - Bruno
* 1978 - Dancin' Days.... Cacá
* 1983 - Champagne.... João Maria
* 1983 - Louco Amor.... Jorge Augusto
* 1984 - Corpo a Corpo.... Osmar
* 1988 - Vale Tudo.... Ivan Meireles
* 1990 - Rainha da Sucata.... Caio Szimanski
* 1991 - O Dono do Mundo.... Felipe Barreto
* 1993 - Renascer.... José Inocêncio
* 1994 - A Viagem.... Otávio César Jordão
* 1995 - A Próxima Vítima.... Astrogildo
* 1996 - O Rei do Gado.... Bruno Mezenga / Antônio Mezenga
* 1997 - Por Amor.... Atílio
* 1999 - Terra Nostra.... Gumercindo
* 2001 - Porto dos Milagres.... Félix Guerrero / Bartolomeu Guerrero
* 2002 - Esperança.... Giuliano
* 2002 - Vale Todo.... Salvador
* 2007 - Duas Caras.... Juvenal Antena
* 2008 - Negócio da China.... Ernesto Dumas
* 2010 - Tempos Modernos - Leal Cordeiro
* 2011 - Insensato Coração - Raul Brandão

Minisséries e Seriados

* 1978 - Caso Especial: Jorge, um Brasileiro.... Jorge
* 1979/1981 - Carga Pesada.... Pedro
* 1981 - Amizade Colorida.... Edu
* 1982 - Avenida Paulista.... Alex Torres
* 1982 - Caso Verdade: Filhos da Esperança.... Jasper Palmer
* 1991 - Mundo da Lua.... Rogério Silva
* 1992 - Você Decide, O Sonho Dourado
* 1995 - Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados.... Dr.Bergamini
* 1995 - A Comédia da Vida Privada.... Beto
* 1998 - Labirinto.... Ricardo Velasco
* 2002 - Brava Gente.... José
* 2003/2007 - Carga Pesada.... Pedro
* 2005 - Mad Maria.... Ministro J. de Castro
* 2010 - As Cariocas.... Oscar (Cacá)

Programas de auditório

* 1981/1983 - É Proibido Colar ... Apresentador

Outros programas

* 1992 - Você Decide.... Apresentador

No teatro

* 1964 - A ceia dos cardeais
* 1966 - Atlantic’s queen
* Arena canta Tiradentes
* Feira paulista de opinião
* A resistível ascensão de Arturo Ui
* Castro Alves pede passagem
* 1980 - Pelo telefone
* 1985 - Cyrano de Bergerac
* 1986 - Xandu Quaresma
* 1988 - Fragmentos de um discurso amoroso
* 1992 - Macbeth
* 1994 - Vida privada
* 1996 - Oleanna
* 1999 - Últimas luas
* 2002 - Sete minutos
* 2005 - As Mulheres da Minha Vida
* 2008 - Restos

No cinema

* 1967 - Sandra, Sandra
* 1969 - A Compadecida
* 1971 - Eterna Esperança
* 1975 - A Noite das Fêmeas
* 1975 - Eu faço... Elas Sentem
* 1976 - Elas São do Baralho
* 1977 - Vida Vida
* 1978 - A Noite dos Duros
* 1978 - Doramundo
* 1979 - O Menino Arco-Íris
* 1979 - Gaijin – Os Caminhos da Liberdade
* 1980 - Os Sete Gatinhos
* 1981 - Pra Frente, Brasil
* 1982 - Tchau, amor
* 1982 - As Aventuras de Mário Fofoca
* 1982 - Das Tripas Coração
* 1982 - Carícias Eróticas
* 1983 - A Próxima Vítima
* 1983 - O Menino Arco-Íris
* 1985 - Jogo duro
* 1986 - Besame mucho
* 1986 - Anjos da noite
* 1987 - Eternamente Pagu
* 1987 - A Dama do Cine Shanghai
* 1987 - Leila Diniz
* 1988 - Barbosa
* 1989 - O Corpo
* 1992 - Beijo 2348/72
* 1993 - Era Uma Vez no Tibet
* 1996 - Doces Poderes
* 1998 - Fica Comigo
* 1999 - No Coração dos Deuses
* 1999 - O Tronco
* 1999 - Paixão Perdida
* 2000 - O Grinch (dublagem)
* 2000 - Bossa nova
* 2000 - Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão
* 2003 - Sete Minutos
* 2003 - Deus É Brasileiro
* 2004 - A Dona da História
* 2005 - A Marcha dos Pinguins (dublagem)
* 2005 - Achados e perdidos

Discografia

* 1999 - Tributo a João Pacífico

Prêmios

* 1985 - Prêmio Molière, melhor ator de teatro por Cyrano de Bergerac.
* 1988 - Rio Cine Festival, melhor ator (cinema) por A Dama do Cine Shanghai
* 1988 - Prêmio Molière, melhor ator de teatro por Fragmentos de um Discurso Amoroso.
* 1991 - Troféu Imprensa, melhor ator de televisão por O Dono do Mundo.
* 1992 - Festival Internacional del Cine (Cartagena de las Indias), melhor ator de cinema por O Corpo.
* 1993 - Troféu APCA, melhor ator de televisão por Renascer.
* 1993 - Troféu Imprensa, melhor ator de televisão por Renascer.
* 1997 - Prêmio Contigo! - melhor ator de televisão por Por Amor'.
* 1999 - Prêmio da Casa da Cultura de Roma, teatro
* 1999 - Prêmio Qualidade Brasil, melhor ator de teatro e televisão pelo conjunto de trabalhos.
* 1999 - Troféu APCA, melhor ator de teatro por Últimas Luas.
* 2000 - Troféu Super Cap de Ouro, televisão por Terra Nostra.
* 2001 - Prêmio Qualidade Brasil, RJ - melhor ator de televisão por Porto dos Milagres.
* 2001 - Prêmio Qualidade Brasil, SP - melhor ator de televisão por Porto dos Milagres.
* 2001 - Melhores do Ano, Domingão do Faustão - melhor ator de televisão por Porto dos Milagres.
* 2001 - Prêmio Contigo! - melhor ator de televisão por Porto dos Milagres.
* 2008 - Prêmio Qualidade Brasil - melhor ator de televisão por Duas Caras.
* 2008 - Troféu Super Cap de Ouro, televisão por Duas Caras.

Fontes: Wikipédia; Enciclopédia Itaú Cultural - Teatro.
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O cemitério

Pelas ruas de túmulos, fomos calados. Eu olhava vagamente aquela multidão de sepulturas, que trepavam, tocavam-se, lutavam por espaço, na estreiteza da vaga e nas encostas das colinas aos lados. Algumas pareciam se olhar com afeto, roçando-se amigavelmente; em outras, transparecia a repugnância de estarem juntas.

Havia solicitações incompreensíveis e também repulsões e antipatias; havia túmulos arrogantes, imponentes, vaidosos e pobres e humildes; e, em todos, ressumava o esforço extraordinário para escapar ao nivelamento da morte, ao apagamento que ela traz às condições e às fortunas.

Amontoavam-se esculturas de mármore, vasos, cruzes e inscrições; iam além; erguiam pirâmides de pedra tosca, faziam caramanchéis extravagantes, imaginavam complicações de matos e plantas - coisas brancas e delirantes, de um mau gosto que irritava. As inscrições exuberavam; longas, cheias de nomes, sobrenomes e datas; em vão procurei ler nelas celebridades, notabilidades mortas; não as encontrei.

E de tal modo a nossa sociedade nos marca um tão profundo ponto, que até ali, naquele campo de mortos, mudo laboratório de decomposição, tive uma imagem dela, feita inconscientemente de um propósito, firmemente desenhada por aquele acesso de túmulos pobres e ricos, grotescos e nobres, de mármore e pedra, cobrindo vulgaridades iguais umas às outras por força estranha às suas vontades, a lutar...

Fomos indo. A carreta, empunhada pelas mãos profissionais dos empregados, ia dobrando as alamedas, tomando ruas, até que chegou à boca do soturno buraco, por onde se via fugir, para sempre do nosso olhar, a humildade e a tristeza do contínuo da Secretaria dos Cultos.

Antes que lá chegássemos, porém, detive-me um pouco num túmulo de límpidos mármores, ajeitados em capela gótica, com anjos e cruzes que a arrematavam pretensiosamente.

Nos cantos da lápide, vasos com flores de biscuit e, debaixo do vidro, à nívea altura da base da capelinha, em meio corpo, o retrato da morta que o túmulo engolira. Como se estivesse na rua do Ouvidor, não pude suster um pensamento mau e quase exclamei:

- Bela mulher!

Estive a ver a fotografia e logo em seguida me veio à mente que aqueles olhos, que aquela boca provocadora de beijos, que aqueles seios túmidos, tentadores de longos contatos carnais, estariam àquela hora reduzidos a uma pasta fedorenta, debaixo de uma porção de terra embebida de gordura.

Que resultados teve a sua beleza na terra? Que coisas eternas criaram os homens que ela inspirou? Nada, ou talvez outros homens, para morrer e sofrer. Não passou disso, tudo mais se perdeu; tudo mais não teve existência, nem mesmo para ela e para os seus amados; foi breve, instantâneo, e fugaz.

Abalei-me! Eu que dizia a todo mundo que amava a vida, eu que afirmava a minha admiração pelas coisas da sociedade - eu meditar como um cientista profeta hebraico! Era estranho! Remanescente de noções que se me infiltraram e cuja entrada em mim mesmo eu não percebera! Quem pode fugir a elas?

Continuando a andar, adivinhei as mãos da mulher, diáfanas e de dedos longos; compus o seu busto ereto e cheio, a cintura, os quadris, o pescoço, esguio e modelado, as espáduas brancas, o rosto sereno e iluminado por um par de olhos indefinidos de tristeza e desejos...

Já não era mais o retrato da mulher do túmulo; era de uma, viva, que me falava.

Com surpresa, verifiquei isso.

Pois eu, eu que vivia desde os dezesseis anos, despreocupadamente, passando pelos meus olhos, na rua do Ouvidor, todos os figurinos dos jornais de modas, eu me impressionar por aquela menina do cemitério! Era curioso.

E, por mais que procurasse explicar, não pude.

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por Lima Barreto
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Lima Barreto

Chamado "o romancista da primeira república", Lima Barreto foi um crítico virulento da vida carioca nesse período histórico. Não se limitou a estigmatizar o farisaísmo e a mediocridade arrogante da burguesia nascente, mas recriou também o panorama social da existência miserável e triste dos subúrbios, com seu rebuliço e sua áspera luta pela vida.

Entre o realismo psicológico machadiano e a explosão modernista, foi esteticamente um solitário, que se orientou pela linha inovadora de um realismo crítico de cunho popular e rebelde.

Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro RJ, em 13 de maio de 1881. Mulato, de família muito pobre, perdeu a mãe aos sete anos. Estudou no Colégio Paula Freitas, onde também se preparou para a Escola Politécnica, em cujo vestibular foi aprovado em 1896. Em 1902, seu pai enlouqueceu e, no ano seguinte, o escritor abandonou o curso de engenharia para trabalhar na Diretoria de Expediente da Secretaria da Guerra. Em 1904, Lima Barreto começou a escrever a primeira versão de Clara dos Anjos.

O escritor foi rejeitado pela maioria dos escritores de seu tempo, não propriamente por sua origem de classe e de raça, mas por não ter abdicado dessa condição na consciência e na prática, já que sempre rejeitou as receitas éticas e estéticas impostas de cima para baixo, o falso refinamento e a gramática da intelligentsia ainda submissa aos padrões estrangeiros.

Ao erigir uma obra em estilo brasileiro, impregnada de tipicidades do linguajar carioca e voltada para a crítica social, foi um dos primeiros a romper com o complexo colonial da literatura brasileira. Boicotado por críticos, jornais e editores, enfrentou muitas dificuldades para publicar seus livros. O primeiro a aparecer foi Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909), itinerário de um anti-herói negro, em tom autobiográfico.

Angustiado, presa do álcool e da vida boêmia, o escritor teve em 1914 sua primeira internação no Hospício Nacional, para onde voltaria cinco anos depois. Em 1915 editou O triste fim de Policarpo Quaresma, sua obra-prima, que traça o destino tragicômico de um homem tomado pelo patriotismo ingênuo, em quixotesca luta contra a corrupção dos políticos.

Em Numa e a ninfa (1915), criou uma galeria grotesca de figurões da República Velha, recheados de vícios e de apetite pelo dinheiro. Particularmente interessante é o retrato do deputado Numa Pompílio de Castro, paradigma do bom-mocismo cínico e da estupidez atarefada. Em 1918, divulgou no semanário ABC seu manifesto de apoio à revolução russa.

No ano seguinte, candidatou-se à Academia Brasileira de Letras, mas recebeu apenas dois votos. Sua verve satírica reservou um lugar especial para a diplomacia brasileira em Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá (1919), onde a principal personagem é a cidade do Rio de Janeiro, poucas vezes tão bem retratada. Em 1920, publicou Histórias e sonhos, livro de contos.

Muitas obras de Lima Barreto foram publicadas postumamente. Merecem referência especial os romances Clara dos Anjos, inacabado, e Cemitério dos vivos, de que o escritor deixou apenas fragmentos. No primeiro, retomou o tema do preconceito racial na vida de uma moça de subúrbio, seduzida e abandonada por um conquistador de camada social superior.

A fragilidade do argumento revela um Lima Barreto decadente e minado pela doença. Apesar disso, nos dois únicos capítulos de Cemitério dos Vivos, onde predomina a atmosfera do hospício, percebe-se o quanto ainda poderia realizar o talento do romancista se contasse com melhores condições materiais e de saúde.

O descaso crítico e editorial com relação à obra do autor foi amplamente compensado com a organização das Obras de Lima Barreto, publicadas em 1956 em 17 volumes. A coleção reúne não só as obras citadas, como também as coletâneas de crônicas e artigos Bagatelas, Feiras e mafuás, Vida urbana e Marginália, as sátiras Os Bruzundangas e Coisas do reino do Jambon, o livro de crítica literária Impressões de leitura, além do Diário íntimo e de dois tomos de Correspondência.

Lima Barreto morreu no Rio de Janeiro em 1º de novembro de 1922.

Fonte: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
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