quinta-feira, 12 de abril de 2012

História do esporte em Itajaí

Equipe de Futebol do Clube Náutico Marcílio Dias - 1921 - Arquivo Fundação Genésio Miranda Lins

Contam-nos os nossos cronistas que entre os primeiros passatempos da gente itajaiense estavam as corridas de cavalo e as brigas de galo. Para as tais corridas de cavalo, improvisavam-se raias pela extensão da hoje Rua Lauro Müller e da Praia da Fazenda.

Dos esportes atuais, o primeiro a surgir em Itajaí foi o futebol. Trouxeram-no os estudantes que iam freqüentar fora os cursos ginasiais. O primeiro clube futebolístico foi fundado em 1911, denominava-se "Itajahyense Foot Ball Club" e tinha na presidência o jovem Bráulio Eugênio Müller.

O "Itajahyense" organizou duas equipes - a "Vermelha" e a "Azul" - que disputavam os primeiros jogos, aliás, muito pouco freqüentados pelo público.

Em 1919, outros jovens, animados com o desenvolvimento do remo na Capital do Estado e levando em conta a vocação marítima da nossa gente, decidiram fundar um clube náutico. Assim, surgia o Clube Náutico Marcílio Dias a 19 de março.

Meses depois, em razão de uma disputa acirrada pela escolha da madrinha, dissidentes marcilistas fundaram um novo clube - o Clube Náutico Almirante Barroso, a 11 de maio do mesmo ano.

Tanto o Clube Náutico Marcílio Dias, como o Clube Náutico Almirante Barroso, de suas secções iniciais de remo se ampliaram para outros esportes; tendo sido o primeiro o clube mais completo de Santa Catarina, com secções de remo, water-polo, natação, atletismo, tênis, vôlei, basquete e futebol, esta iniciada em 1921.

O esporte náutico naquele ano de 1919 também viu surgir um outro clube o "Cruz e Souza" - constituído por gente de cor e cuja existência não chegou aos nossos dias.

Embora pouco prestigiado no seu início, o futebol com o desaparecimento do remo, logo se transformaria na grande sensação popular, inclusive, com o surgimento de outras agremiações como o "Tiradentes F. C.", o "CIP F. C.” e o "Lauro Müller F. C.". Mas os clubes de maior popularidade, no remo e depois no futebol, sempre foram o "Marcílio" e o "Barroso". Nas disputas esportivas, a cidade praticamente se dividia ao meio entre "marcilistas" e "barrosistas" orgulhosos das vitórias e dos títulos alcançados na cidade e no Estado por seus clubes.

O grande desenvolvimento do desporto em Itajaí motivou a fundação aqui de diversas entidades que se propunham à promoção e defesa do esporte: a "Liga Catarinense de Desportos", em 1921; a "Associação Sportiva Vale do Itajaí", em 1937; a "Liga Esportiva Vale do Itajaí", em 1944 e a "Liga Itajaiense de Desportos", em 1951, atualmente a entidade maior do desporto da nossa terra.

Fonte: PEQUENA HISTÓRIA DE ITAJAÍ - Prof. Edson d'Ávila.

Nenhum comentário: