Furtado Coelho - 1883 |
Veio para o Brasil em 1856,
estreando como ator em Porto Alegre RS no ano seguinte. Contratado pelo
Teatro Ginásio Dramático, fixou-se no Rio de Janeiro RJ em 1858,
excursionando ainda por várias cidades do país.
Como compositor, introduziu nos
saraus familiares e nas tertúlias literárias a moda do recitativo,
poema declamado com fundo musical composto especialmente para a
ocasião.
Em 1860, fez a música da encenação brasileira do drama Dalila,
de Octave Feuillet (1821—1890) — composição que alcançou imenso
sucesso em todo o Brasil, tornando-se obrigatória nas serenatas
familiares da segunda metade do séc. XIX e início do XX.
Em 1861, com letra da atriz Eugênia Câmara, compôs a Grande marcha acadêmica, dedicada aos estudantes de direito de São Paulo SP.
Autor de inúmeras obras
teatrais, algumas musicadas, exibia-se nos intervalos das peças,
executando o copofone, instrumento de sua invenção, e, ao piano, valsas e
polcas de sua autoria, muitas delas editadas pela Casa de Música
Narciso & Artur Napoleão.
Promoveu ainda a construção dos teatros São Luís, em 1870, e Lucinda, em 1880, no Rio de Janeiro.
Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha - 2a. Edição - 1998.
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