Sábado, em Porto Belo, fotografei duas namoradeiras na sacada de uma casa. A boneca namoradeira é geralmente grande e só possui cabeça, ombros, braços e busto. São vestidas com decote no busto e lábios pintados. Um dos seus braços fica apoiado em uma superfície plana e o outro leva a mão ao rosto, em sinal de espera, olhos sonhadores e apaixonados.
A história conta que, no período colonial, elas estariam a espera de namorado. Pois antigamente a educação que os pais aplicavam em seus filhos era bastante rígida. As moças não ficavam amostras pelas ruas, ou tinham o típico namoro livre como hoje em dia. Mas, não podemos generalizar o que se passava na cabeça daquelas moças de antigamente, pois assim como hoje, antigamente elas também poderiam estar apenas na janela, passando o tempo, descansando do serviço doméstico em casa, ou até mesmo pegando um pouco de ar fresco. Existiam as fofoqueiras, como até hoje existem…
Outra versão conta que não eram moças filhas da aristocracia. Eram mucamas, negras ou mestiças que, após a partida das sinhazinhas às suas casas (elas casavam e, consequentemente, morariam em sua própria residência), elas ficavam sós, esperando que alguém (seu futuro namorado, noivo, marido) a encontrassem na janela e as levassem também...
Fonte: Namoradeira e Cia
segunda-feira, 4 de março de 2013
Namoradeiras de Porto Belo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário