domingo, 5 de fevereiro de 2006

A mente capta

No ser humano (ou desumano) é a mente que capta e que atribui significados trabalhando por escolha. Nas pessoas normais, cultas ou não, já existe uma "gramática" interna ou um conhecimento prévio (não visual) localizado no córtex cerebral e que é reelaborado constantemente. Ocorrem, às vezes, congestionamento na captação de informações na mente dependendo do contexto em que a palavra está inserida. Talvez ocasionado pela ansiedade, desconhecimento de algo relevante, relutância, maus hábitos de leitura ou burrice mesmo. Então a mente capta, faz a escolha e sai cada "antalogia". Veja seis exemplos "antalógicos" de "a mente capta":
A mente capta 1: "Estou louca para ir a Nova Yorque. Eu sempre quis conhecer a Europa..."(Carla P., loira do Tchan, no Jô Onze e Meia).
A mente capta 2: "Macarrão não engorda o que engorda é o molho" (Pig, aquela porquinha landraça do Muppet Show).
A mente capta 3: "Menina, ontem conheci um cara super legal. Tô tri feliz! Ele é o homem perfeito! Imagine que até a cor do cinto que usa combina com a cor do seu sapato" (Loira deslumbrada de Irati).
A mente capta 4: "Meu hobby ?? Ah!, eu tenho um preto, mas gosto mais do vermelho..."(Carla P., ainda no Jô Onze e Meia).
A mente capta 5: "Isso não é gordura, é que eu retenho muito líquido" (Orquinha do Pepeu, fundadora da comunidade "Orka" no Orkut).
A mente capta 6: "Eu sou virgem" (Milene Rodrigues, quando namorada de Ronaldinho, uma semana antes de anunciar que estava grávida).

Nenhum comentário: