segunda-feira, 12 de março de 2012

Dor de crescimento

A criança se queixa de dor nas pernas durante a noite, mas no dia seguinte está brincando normalmente. A chamada “dor de crescimento” é um mal que aparece no último estirão de crescimento da criança, em geral entre os 10 e os 14 anos.

Não se cresce continuamente, o tempo todo. Uma criança tem duas ou três fases de esticamento veloz. “Nesse período, os ossos crescem muito rápido”, explica o ortopedista Sérgio Nicoletti, da Universidade Federal de São Paulo.

“Os músculos, os tendões e os ligamentos nem sempre acompanham o desenvolvimento com a mesma velocidade. Isso causa um descompasso e essas estruturas podem tensionar-se demais, provocando dor.”

O mal ocorre com mais freqüência nas pernas, principalmente nos joelhos, porque esses ossos são os que crescem mais rápido. Mas não chega a constituir uma doença. E nem precisa de tratamento. Por mais que se façam exames ou radiografias, nenhuma anomalia é registrada.

Quando termina a fase de estiramento, a dor desaparece. Tudo o que os médicos podem fazer é indicar um analgésico para os meninos e meninas.

Fontes: Revista Superinteressante; Crescer.