sábado, 28 de maio de 2011

A ressaca da Brava

017b

Novamente eu fotografando na quase selvagem e limpa Praia Brava – mas até quando? – (estou me referindo à aparente beleza agreste do local). Mas a danada estava “braba” mesmo: com uma ressaca de dar dó, estimado! Este mar não estava, digamos assim, exatamente propício para os banhistas da piscina do Marambaia nem para marinheiro tanso (expressão barriga-verde que significa: parvo, lento ou tolo), mas ideal para os nossos bravos surfistas. Sempre Adorei essa praia quase sempre mal-humorada... rsrsrs...

004

A Defesa Civil já havia alertado, na semana passada, que um ciclone provocaria ressaca no litoral de Santa Catarina e que as embarcações deveriam evitar sair para a pesca entre os dias 27, 28 e 29 de maio. Um ciclone extratropical de baixa pressão e um sistema de alta pressão entre o litoral da Argentina e do Sul do Brasil está provocando ventos fortes no oceano nesse período, ocasionando ondas de até quatro metros e ressaca aqui no nosso litoral.

O ciclone vai fazer com que o mar reaja com ondas mais altas, mais próximas da costa. Tanto a ondulação quanto o vento são sul, o que é favorável ao aparecimento de cardumes de tainha. É importante os pescadores fazerem uma boa avaliação antes de entrar no mar, mas o melhor é nem entrar, que evitem a pesca até amanhã, domingo, dia 29 de maio.

019

036