segunda-feira, 12 de abril de 2010

Perequê

DSCN0698
Praia de Perequê - Porto Belo (SC) - 02 de Abril de 2010

Perequê é a maior praia do município de Porto Belo-SC. O nome vem do Tupi-Guarani Pira-Iquê que significa local de entrada de peixes para comer e desovar. De mar aberto e grande faixa de areia é arborizada própria para banho esportes de areia e náuticos.

DSCN0716

DSCN0699

DSCN0712DSCN0715DSCN0716DSCN0717DSCN0724DSCN0697
DSCN0698DSCN0699

Perequê - Porto Belo SC, um álbum no Flickr.

A bela Porto Belo

Porto Belo - SC

Conhecido como um dos principais pontos de parada de transatlântico do Brasil, Porto Belo situa-se na região norte do litoral catarinense, distante da capital catarinense, Florianópolis, apenas 65 quilômetros.

O encanto da cidade deve-se principalmente à sua natureza preservada, às praias limpas e às charmosas construções, que nos remetem a época em a cidade foi colonizada por açorianos.

A fantástica vegetação da Serra do Mar, aliada a Ilha de Porto Belo e diversas praias com características próprias, fazem de Porto Belo um dos pontos mais atrativos do litoral catarinense.

A forte cultura açoriana torna a cidade ainda mais elegante, refletindo seus traços na arquitetura, artesanato e religiosidade. Outro destaque no município são as danças açorianas como o Boi-de-Mamão e Pau de Fitas.

A cidade conta com uma boa infra-estrutura turística e de serviços, como pousadas de frente para o mar, hotéis, casas de veraneio e campings.

Porto Belo - SC

Há também excelentes restaurantes com gastronomia baseada em peixes e frutos do mar, casas noturnas de grande renome e consideradas as mais badaladas do estado de Santa Catarina, bem como cento comercial bastante diversificado e muitas outras atrações.

É importante ressaltar, que a baía de Porto Belo torna-se ainda mais especial nos meses de verão, período esse que a cidade conta com a presença, quase que diária, de navios de cruzeiros, que por seu tamanho e imponência tornam-se um atrativo inesquecível para nossos visitantes.

Porto Belo - SC

A história

Provavelmente os primeiros a ocuparem a área foram pequenos grupos de coletores e caçadores provenientes do Vale do Rio Uruguai, que penetraram no território catarinense em torno de 3000 AC. Em torno de 1000 AC formaram-se os primeiros núcleos tribais, denominados Jê, sendo que no litoral estavam os í­ndios da nação Tupi-Guarani, denominados Carijós.

Em 1504 o navegante francês Binot Paulmier de Gonneville fez a primeira descrição do í­ndio catarinense; A partir da fixação dos primeiros brancos no litoral, os grupos indí­genas foram desaparecendo em decorrência de doenças trazidas pelos brancos, e pelas bandeiras paulistas. Em 1595 a Ordem Régia proibiu o cativeiro dos í­ndios, mas as bandeiras em Santa Catarina continuaram até 1641, diminuindo gradativamente a população indí­gena.

Porto Belo - SC

Da presença indí­gena em Porto Belo restam os topônimos de origem Tupi-Guarani, as peças arqueológicas, as inscrições rupestres e as estações líticas.

Primeiros visitantes

A região da Enseada das Garoupas (antiga denominação da região) foi muitas vezes visitada pelos portugueses, na tentativa de ocupar e colonizar suas terras, depois de descoberto o Brasil. Esta terra porém, não era rica em jazidas de ouro, grande interesse da coroa portuguesa na época. Os relatos dos navegadores eram sempre os mesmos: pobres em mina de ouro, as serras são muito próxima do mar, sendo suas terras alagadiças e impróprias para a agricultura.

Porto Belo - SC

Mas não deixam nunca de descrever a existência de uma enseada de águas tranqüilas e navegáveis, aninhando em suas águas urna pequena ilha, onde os navios poderiam abrigar-se de tempestades e ventos em total segurança.

Em 1703 aconteceu a primeira tentativa isolada de ocupação dessa terra. O português Domingos de Oliveira Rosa fixou-se na Enseada, a procura de ouro, mas desistiu logo em seguida, pois as jazidas eram pobres e não lhe deram o retorno necessário sequer para o seu sustento. Foi em 1753 que o governo português fundou um povoado nessas terras, enviando 60 casais vindos das ilhas dos Açores para iniciarem sua colonização. O crescimento desse povoado foi lento e difí­cil dados as dificuldades com o clima, ataque dos espanhóis e por ter sido entregue à própria sorte, longe do centro administrativo da capitania de Santa Catarina.

Colônia - Vila - Município

Em 1818, o povoado da enseada das Garoupas foi elevado à condição de Colônia com o nome de Nova Ericeira, pois 101 pessoas entre homens e mulheres foram trazidas de uma colônia de pescadores de Ericeira - Portugal, para darem iní­cio à atividade pesqueira na região. Pouco a pouco a povoação foi progredindo de forma que foi elevada a Freguesia em 1824.

Porto Belo - SC

A grande concentração de moradores na região das Garoupas, a existência de duas escolas, um cirurgião, um posto militar e de igreja fez do local um importante centro entre São Francisco e Desterro, principalmente por possuir um dos melhores portos da região, fator de grande importância pois grande parte do deslocamento era feita pelo mar.

O nome Nova Ericeira não chegou a se consolidar facilmente, continuando o local a chamar-se Enseada das Garoupas até 13 de outubro de 1832, quando passou a denominar-se Vila de Porto Belo, nome que surgiu devido à beleza e a tranqüilidade dessas águas. Em 13 de dezembro do mesmo ano foi criado o municí­pio de Porto Belo, desmembrado de São Francisco.

Fontes: Cidade de Porto Belo; Litoral de SC

Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos

Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos

A Igreja Bom Jesus dos Aflitos (capela em estilo açoriano) foi erguida em 1814 (a segunda construção em alvenaria mais antiga de Porto Belo-SC) sendo utilizado o trabalho escravo.

Para a fixação das paredes que medem cerca de 1,50 metros de espessura foi utilizado óleo de baleia como componente da argamassa (pode-se apreciar a parede na parte posterior da Igreja com acesso pelo cemitério).

É um dos principais atrativos culturais do município de Porto Belo. A casa construída pelo Alferes José Vieira rebelo localizada no centro de Porto Belo representa a primeira construção em alvenaria do município.
A Festa do Senhor Bom Jesus dos Aflitos acontece entre os dias 1.º e 2 de agosto. O evento ocorre no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Porto Belo, localizado na Avenida Governador Celso Ramos, n.º 1.445, Centro, em Porto Belo.
Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos

Fonte: Porto Belo / Informações; Radarsul.

Porto dos Piratas

Porto dos Piratas - Belo - SC

Porto dos Piratas - Belo - SC

Porto dos Piratas - Porto Belo (SC) - Na ensolarada tarde de 11 de abril de 2010