quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Transformação social para a promoção da saúde

Taekwondo no Social

O que está em pauta neste artigo é a saúde pública, aliás a “promoção da saúde”. Mas o que vem a ser isso? Pense: prevenir ou promover? Prevenir a doença ou a saúde?

Promover a saúde! Isso é interessante quando se pensa que na maioria das vezes em que a saúde é significada através da medicação, exames laboratoriais e etc.

Será que um bom emprego, salário digno, transporte adequado, habitação própria e saneamento básico não fazem parte da saúde?

Em tempos de enxurradas, deslizamentos, pessoas perdendo seus bens, pertences e em alguns casos perdendo até seus entes queridos, como promover saúde e conscientização?

Nas classes menos favorecidas as mudanças na realidade de vida têm que ser promovidas de forma a estimular o conhecimento e a formar indivíduos críticos/reflexivos e conscientes de seus deveres e direitos e que sejam integrantes ativos de sua comunidade ajudando-a a melhorar sua qualidade de vida. Que lugar mais apropriado a desenvolver esta consciência do que a escola?

Os projetos são muitos importantes para estreitar o laço do aluno e escola, porém o profissional deve conhecer a comunidade que se trabalha, pois deve respeitar a diversidade socioeconômica e cultural.

Há projetos no município de Itajaí como o “escola aberta” que acontece nos sábados e “Emancipar” no contraturno das escolas, estes que favorecem atividades sadias como oficinas de artes, jogos, esportes,cursos profissionalizantes e etc.

Realizei um trabalho em 2007 e 2008 na escola básica Profa Maria Dutra Gomes, Melvin Jones e Universidade do vale do Itajaí, o nome do projeto era “Pés para ultrapassar Obstáculos, mãos para recusar as drogas e caminho para educação e cidadania”.

O objetivo do projeto era proporcionar às crianças carentes da comunidade a possibilidade de aprender a arte do taekwondo.Taekwondo se trata de uma arte marcial coreana que tem por objetivo “formar seres humanos respeitáveis em todos os sentidos”.

Outros objetivos foram:

• Desenvolver funções psicomotoras, aprimoramento de qualidades físicas dos alunos e especificamente na arte marcial Taekwondo.
• Conscientiza-los do valor do domínio sobre os desejos do corpo ensinando-os a entender o que é certo e errado em nossa sociedade.
• Agregar valores como respeito ao próximo, disciplina e da importância da educação como fator de transformação individual e social.

No desenrolar dos trabalhos os alunos foram desenvolvendo aspectos motores e físicos, compareciam as aulas com bastante regularidade e com o passar do tempo foram se capacitando a participar de eventos como exames de graduação, apresentações, treinamentos coletivos, campeonatos e muito mais.

Para facilitar o ensino e aprendizagem empreguei didaticamente muitos recursos materiais e desenvolvi muitas atividades lúdicas para obter melhores resultados. Objetivou-se ensinar de maneira muito mais prazerosa, o “ensinar brincando”. A aprendizagem foi muito mais rica devida também a interação, a afetividade e a troca de experiências na grande diversidade cultural das comunidades que atendi nas escolas e universidade.

Os pais vinham discutir comigo sobre comportamento, como seu filho tinha mudado ao estar participando das aulas, alguns me pediam se de alguma forma poderia conversar com seu filho a fim de fazê-lo repensar suas atitudes. O gosto por praticar essa modalidade foi crescendo e as atitudes foram tomando um curso mais equilibrado e positivo.Outra bandeira que levantei foi a permanência de alunos em minhas aulas que tivessem bom ou regular rendimento escolar, ficou bem famoso o termo “gancho”entre eles.

Trata-se de alunos reincidentes de um bimestre para outro com nota abaixo da media em alguma matéria do currículo.Professores vinham discutir comigo sobre as avaliações e notas de alguns alunos, o que através de conversa posterior com os mesmos obtive melhoras relevantes nos bimestres seguintes.

No projeto foram promovidas muitas reflexões sobre como deveria ser o comportamento de um cidadão, o seu comprometimento com a família, escola e comunidade e alertas sobre as atividades ilegais que eles deveriam evitar a todo custo como o uso de drogas e envolvimento com violência e criminalidade.

Enfim foi gratificante todo esse trabalho árduo que fez o possível e impossível para promover saúde e educação em todos os aspectos citados acima nessa modalidade olímpica e tão recentemente participante do JASC chamada de TAEKWONDO. Fica aqui meu pedido de continuidade do trabalho nessas escolas e implementação de repente em mais uma unidade municipal.

Por: André Ricardo dos Santos

Telefone de contato: (47)32461574/ 84515947