sexta-feira, 3 de março de 2006

Feitiço da Vila

Noel Rosa amou Vila Isabel, o bairro onde nasceu, viveu e morreu. Não é assim de admirar que imortalizasse esse amor em uma de suas melhores composições, o clássico "Feitiço da Vila".

Sobre uma melodia de Vadico muito bem elaborada, ele desenvolveu versos que a enaltecem, ressaltando sua ligação com o samba ("São Paulo dá café / Minas dá leite / e a Vila Isabel dá samba"), samba que enfeitiça e dignifica ("Tendo o nome de princesa / transformou o samba /num feitiço decente /que prende a gente"), uma Vila Isabel, enfim, a que o poeta se orgulha de pertencer ("Paixão não me aniquila / mas tenho que dizer / modéstia à parte / meus senhores, eu sou da Vila").

Tudo isso dito assim de forma clara, objetiva, mas sem prejuízo do lirismo, é bem característico da poesia de Noel. Lançado em dezembro de 1934, em meio ao repertório carnavalesco, "Feitiço da Vila" é dedicado a Lela Casatle, uma beldade do bairro, então eleita Rainha da Primavera. Como se vê, a Vila não dava apenas samba...

Feitiço da Vila (Noel Rosa e Vadico) 

Quem nasce na lá Vila / Nem sequer vacila / Em abraçar o samba / Que faz dançar os galhos do arvoredo / faz a lua nascer mais cedo

O sol da Vila é triste / Samba não assiste / Porque a gente implora: / Sol pelo amor de Deus não venha agora / Que as morenas vão logo embora . . .

A Vila tem um feitiço sem farofa / Sem vela e sem vintém / Que nos faz bem / Tendo nome de princesa / Transformou o samba num feitiço decente / Que prende a gente

Lá em Vila Isabel / Quem é bacharel / Não tem medo de bamba / São Paulo dá café, Minas dá leite / E Vila Isabel dá samba, / Eu sei tudo que faço / Sei por onde passo / Paixão não me aniquila / Mas tenho que dizer, modéstia à parte / Meus senhores eu sou da Vila !

Carnaval Carioca e Vila Isabel

Não vem ao caso discutir os motivos que fizeram Martinho da Vila não desfilar em 2006 na escola que lhe empresta sobrenome e que, sem ele, voltou a vencer o carnaval carioca 17 anos após o último título. O cara é pé-frio, e não se fala mais nisso. Acontece!

A rapaziada que passou o Carnaval no Rio deve estar apavorada com a notícia que chegou da Alemanha nessa Quarta-Feira de Cinzas: Gato que pegou gripe aviária pode ter comido uma franga. Fonte: no mínimo

Ninguém arriscava o palpite de que a Vila Isabel seria campeã. Tanto é verdade, que a escola não ganhou nenhum prêmio dos jornais O Globo e O Dia. Não foi lembrada por ninguém. No entanto, ao final da apuração dos votos, com a Vila Isabel campeã, Haroldo Costa, comentarista da Rede Globo, solta a seguinte pérola: "Foi uma vitória justa."

Como foi justa, se ela não era considerada por ninguém favorita ao título?

Ivo Meirelles, também não ficou devendo. Ao ser chamado para dar a sua opinião sobre os primeiros dez minutos do desfile da Mangueirao, o comentarista global saiu-se com essa: "A emoção é muito forte, não tenho palavras para falar sobre a Verde e Rosa".

O cara é pago (e provavelmente, muito bem) para comentar e diz que não dá, que tá emocionado, ai, ui, entende?... Ah, ô Ivo! Tu tava emocionado com a Mangueira entrando? Deve ser por isso que tu não tirava aqueles portentosos óculos escuros da cara durante a transmissão. Aliás, o que era aquilo? Uma alegoria, um adereço, um pedaço de um dos fuscões pretos da Unidos da Tijuca? Fonte: Comentando...

Rolling Stones: Cospe ou engole?

Acreditem: um chiclete (foto ao lado) mascado por Mick Jagger (vocalista dos Rolling Stones) está a venda na internet. Segundo o vendedor, a goma foi recolhida quando Jagger descia do onibus que o levou até o hotel Copacabana Palace.

O chiclete - já identificado (?!?) como um Trident sabor tutti-fruti e protegido por embalagem hermeticamente fechada - está a venda por apenas 1 (hum!) real.

O "investimento" vale a pena. Como a saliva pode identificar o DNA de alguém, esse chicletinho pode render uma fortuna (e até um programa de TV) para uma compradora, digamos, mais oportunista. Fonte: Kibe Loco!

Falando em Rolling Stones apresentamos o perfil daquele milhão e meio de pessoas que foi ao show:

-Metade não conhecia música alguma da banda e só foi porque era de graça e em Copacabana;
-Metade da metade só conhecia Satisfaction e se consideram fãs de carteirinha da banda;
-200 mil conheciam, além de Satisfaction, Start me up;
-100 mil consideravam Yesterday a música mais bonita dos Stones;
-100 mil levaram algum objeto com a bandeira dos EUA para homenagear a banda;
-50 mil foram para roubar, brigar e promover o que o carioca tem de melhor, a violência;
-Dos 4 mil convidados vips, metade foi para aparecer na revista Caras. Mulheres desacompanhadas foram com a idéia fixa de engravidar do Mick Jagger.

Quem gosta mesmo dos Stones já estava velho demais pra se meter numa roubada dessas e viu pela tv. Fonte: Blog do Wela