domingo, 22 de janeiro de 2006

Eu sei escrever

Combater o "analfabetismo virtual". Este é o objetivo da campanha "Eu sei escrever", apoiada pela Press Delete, HostNet e a comunidade tecnológica Fórum PCS, que pretende reduzir a quantidade de erros propositais em suas 65 áreas de discussão, onde já foram publicadas mais de um milhão de mensagens nos três anos de existência do site.

A matéria foi veiculada pelo Jornal Estado de São Paulo de 08/06/2005 e segundo Paulo Couto, colunista do Fórum PCs, dizia conviver com esse problema de comunicação há bastante tempo e começou a perceber que no fórum o uso desse “idioma” estava ultrapassando o limite do tolerável. E assim, com outro colega, colocou em prática aquilo que iria se tornar o embrião da campanha “Eu sei escrever".
Já faz 6 meses e os internautas continuam a escrever em "internetês". E o fazem bem. E alguém ainda se lembra dessa campanha? Essa história de preservação da língua já vem do tempo da Roma Antiga. Alguém ainda fala o latim? O latim vulgar evoluiu para o galaico-português e este evoluiu para o português de Portugal que veio para o Brasil e transformou-se no Português-BR. E ainda está evoluindo.

Há alguns anos um deputado federal tentou aprovar um projeto proibindo "anglicanismos" no português. Não dá! Stop, my friend! A língua viva não pára no tempo, ela evolui, sofre influências externas de um país superior cultural e tecnologicamente, sofre influências internas com gírias, etc. Vamos escrever corretamente quando se tratar de uma carta de recomendação, um ofício, um contrato, etc. Mas na web vamos tc do jeito que quisermos. Se o outro entende o que teclo e não é 9dade pra ele então está tudo bem...

http://www.estadao.com.br/rss/tecnologia/2005/jun/08/41.htm